O que é concepção na gravidez

Saber o que é concepção na gravidez te ajuda a determinar datas importantes.

 

Se você está planejando aumentar a família ou descobriu recentemente a gestação, certamente se deparou com o termo "concepção". Mas o que é concepção na gravidez? Embora seja um termo conhecido, seu significado real pode ser desconhecido por muita gente, especialmente quando se trata de sua ligação com o processo de fecundação.

Ou seja, de maneira simples, trata-se do momento em que o gameta masculino (espermatozoide) se encontra com o gameta feminino (óvulo). A célula formada a partir dessa ligação passa por um processo intenso de reprodução, desse modo o bebê começa a se formar.

 

A importância da ovulação

Ao contrário do organismo dos homens, o corpo da mulher não mantém os gametas à disposição em tempo integral. Para que a gravidez ocorra, é preciso que o óvulo seja liberado para unir-se ao espermatozoide.

Simulação do caminho dos espermatozoides rumo à fecundação

 

O processo em que o óvulo é expulso pelo ovário e se instala na tuba uterina para que haja a possibilidade de se encontrar com o gameta masculino, é chamado de ovulação. Para que a ovulação aconteça, uma grande quantidade de hormônios entra em ação. O estrogênio é o responsável pelo primeiro pico hormonal que, por consequência, eleva os índices do hormônio luteinizante (LH). Desse modo, a ovulação costuma ocorrer entre 24 e 36 horas após o pico do LH.

 

Para que entender o que é concepção na gravidez?

Compreender de forma eficiente o que é concepção na gravidez é de grande utilidade para quem está tentando gerar uma nova vida. Isso porque a concepção é possível somente dentro do período fértil, isto é, quando a mulher está prestes a ovular. Conhecer a janela fértil potencializa as chances dos gametas se encontrarem de forma natural.

Ainda que o corpo humano seja passível de irregularidades e, por vezes, imprevisível, é difícil calcular com exatidão o dia da ovulação e a janela fértil. Entretanto, uma estimativa pode ser alcançada para ser usada como base.

 

Como calcular a janela fértil?

Calcular a janela fértil faz parte de como entender o que é concepção na gravidez

 

Ainda que não seja algo matematicamente preciso, é cientificamente comprovado que a ovulação ocorre no meio do ciclo menstrual. Então, para calcular a janela fértil é preciso saber quantos dias o seu ciclo costuma durar.

Tomando por base a média de tempo que o ciclo dura, levando em consideração o primeiro dia da menstruação até o início do novo ciclo, esse número de dias deve ser dividido por dois para saber em que dia do mês está o meio do seu ciclo. A janela fértil engloba os três dias antecedentes e os três posteriores à data encontrada com o cálculo.

 

Existem testes de ovulação?

Muitas mulheres possuem ciclo menstrual irregular, isso quer dizer que elas podem menstruar em períodos incertos. Por exemplo, enquanto algumas podem ficar até três meses inteiros sem ovular, outras podem ovular duas vezes no mesmo mês. Uma série de fatores podem interferir na regularidade do ciclo, como: Síndrome do Ovário Policístico, endometriose, disfunções na tireoide, obesidade, desnutrição, pólipos, miomas e menopausa precoce.

Testagem

 

Com isso, calcular a janela fértil torna-se um verdadeiro desafio. No entanto, para facilitar a vida das mulheres que desejam engravidar, existem alguns testes de farmácia que analisam os níveis de hormônio presentes na urina ou saliva.

Os testes possuem preços variados, uma vez que são realizados de formas diferentes. Por exemplo, alguns deles acompanham um copinho para a coleta de urina para que uma fita seja mergulhada no líquido por um determinado tempo. Outros vêm com uma pipeta para que apenas uma gota de urina ou saliva sejam coletadas. A tecnologia entre eles também pode variar, existem os analógicos que apenas mudam de cor e os digitais, que mostram o resultado em uma pequena tela.

Para mulheres que possuem o ciclo muito irregular, pode ser um pouco desgastante comprar diversos testes de ovulação em períodos, teoricamente, aleatórios. Por isso, existe uma forma simples de analisar o estágio do próprio corpo e que pode poupar parte desse dinheiro. O aspecto do muco vaginal indica quando o período fértil começa, dito isso, caso ele esteja fluido, transparente e pegajoso - semelhante a uma clara de ovo - é o momento ideal para tentar engravidar.

Ilustração do organismo e a relação com a reprodução

 

É importante pontuar que, o espermatozoide leva até 24h para fecundar o óvulo após a relação sexual. Ou seja, mesmo sabendo com exatidão todas as datas, seria impossível definir o momento específico em que os gametas se encontram. Então, a margem ainda poderia considerar o dia do último ato sexual em período fértil e o dia seguinte.

 

Calcular o dia da concepção é possível?

Agora que você já entendeu o que é concepção na gravidez, deve estar se perguntando se existe alguma forma de saber exatamente quando o óvulo foi fecundado. Na realidade, essa missão pode ser ainda mais difícil que calcular a janela fértil. Determinar a data com precisão é raro, mas é possível ter uma estimativa. Os médicos adotam um certo intervalo de dias possíveis para a união dos gametas de duas formas diferentes.

A primeira é com base na última menstruação. Seguindo a lógica, o médico vai traçar a estimativa da ovulação e período fértil. As possíveis datas da concepção estarão entre o dia da liberação do óvulo e os cinco dias seguintes. Veja bem, se você ovulou no dia 12, por exemplo, a concepção provavelmente ocorreu entre o dia 12 e o dia 17.

Bebê em imagem de ultrassom

 

O segundo método se baseia no exame de ultrassonografia, analisando o desenvolvimento do bebê. De acordo com o crescimento do feto, analisando suas características é possível aferir a semana gestacional na qual o bebê se encontra. Com a semana gestacional descoberta, basta fazer um simples cálculo de regresso e chegará na provável semana em que a fecundação aconteceu.

Agora, se a mulher demorou a descobrir a gestação e não lembra a data da última menstruação, é possível ter uma ideia do dia da concepção com base na data do parto. A mãe costuma dar à luz ao bebê com 40 semanas de gravidez. Então, a partir da data prevista para o parto, fornecida pelo médico obstetra, basta subtrair as 40 semanas da data final e você chegará na semana da concepção.

 

Estabelecer um planejamento pode ser útil

Ao entender o que é concepção na gravidez, compreendemos a importância do planejamento

 

Saber o que é concepção na gravidez, janela fértil, ovulação e fecundação são indispensáveis para quem está tentando engravidar. No entanto, nem sempre a união dos gametas se dará na primeira tentativa. Na realidade, para algumas pessoas, esse processo pode levar meses ou até mesmo anos. A paciência é uma virtude, lembre-se.

Para evitar grandes frustrações, o ideal é estabelecer um planejamento. Manter relações sexuais dentro do período fértil, além de anotar o início e término de cada ciclo menstrual.

Existem alguns aplicativos para dispositivos móveis que ajudam a acompanhar e entender a janela fértil. Dessa forma fica mais simples não se perder no tempo, bem como analisar possíveis irregularidades e atrasos na menstruação. Os aplicativos Maia e Clue, por exemplo, proporcionam um acompanhamento da TPM, exibem gráficos, fases do ciclo e um calendário com opções de alertas para o dia provável da próxima menstruação e ovulação.

 

Teste de paternidade

Ilustração de teste de paternidade

 

Se a busca por entender o que é a concepção na gravidez era tentar estabelecer uma data para saber quem é o pai da criança, há de se saber que isso é complexo. Ao manter relação sexual com mais de uma pessoa no período fértil, pode fazer com que essa dúvida venha à tona. Mas, clinicamente, não é possível determinar com precisão quem é o pai da criança. Apenas com o teste específico de paternidade esse mistério poderá ser solucionado.

Vale ressaltar que, é recomendado que o exame seja realizado apenas após o nascimento do bebê. A coleta de material ainda no útero é um processo arriscado e poderia colocar em risco a vida da criança. Todavia, existem técnicas invasivas que podem definir a paternidade ainda no segundo trimestre da gestação, com coleta da placenta ou do líquido amniótico. No terceiro trimestre já é possível coletar sangue do cordão umbilical.

Para finalizar, é claro que toda mãe quer guardar na memória e no coração a data em que seu filho foi gerado. Por isso é tão significativo saber o que é concepção na gravidez e entender como estimar o dia simbólico. Agora, basta realizar os cálculos e aguardar a chegada do pequeno.