Mala maternidade

Saiba quais são os principais itens e confira outras dicas para deixar a mala maternidade preparada e completa no momento mais importante da vida dos pais.

A gravidez é um momento cheio de emoção, tanto para a mãe, quanto aos outros familiares que acompanham todo o processo de desenvolvimento do bebê dentro da genitora. 

No entanto, esse precioso espaço de tempo não deve ser tomado apenas pelos sentimentos. É importante priorizar uma série de cuidados nessa temporada, para que o nascimento seja feliz, seguro, sem preocupações.  Um dos cuidados mais "famosos" é a preparação da casa, quarto e demais ambientes/cômodos nos quais o bebê será instalado. 

Além disso, deve-se pensar bem no enxoval. Para garantir total conforto à criança, ela precisa de boas roupinhas, cobertores, travesseiros etc.

 

Após essa preparação detalhada do lar, é hora também do mais intenso e diverso planejamento para garantir que o dia mais especial da vida daquela mãe ocorra da melhor forma possível.

Para isso acontecer, é essencial montar o kit maternidade com os itens essenciais à estadia da mãe, bebê e possível acompanhante no hospital. Todos os itens devem ser guardados na mala.

Segundo as autoridades de saúde, o indicado é organizar a mala no sexto mês de gestação, devido à necessidade de a mãe estar preparada para eventuais imprevistos (exemplo: partos prematuros). 

É sempre bom lembrar que, em tempos de pandemia de Covid-19, vários processos dentro da maternidade foram alterados; assim, os cuidados na preparação do kit, e com a saúde da mãe e do bebê precisam ser redobrados.  

Porém, na realidade, uma das principais dúvidas de mães e outros responsáveis pelo bebê, é sobre o que levar na mala maternidade. Então, confira abaixo os itens indispensáveis na organização desse kit. 

O que levar na mala maternidade? 

Como explicado acima, essa preparação é um dos tópicos mais importantes para garantir conforto e suprimento das necessidades de saúde de genitora e filho.

Essencial, é claro, ressaltar que isso é tarefa tanto da mãe que terá parto normal, como daquela submetida à cesárea. No entanto, a temporada dentro do hospital pode variar de acordo com a complexidade do processo cirúrgico. Portanto, tire suas dúvidas com o médico responsável e esteja preparada para imprevistos, como uma estadia mais longa do que a prevista na maternidade. 

Arrumar a mala maternidade pode ser complexo para as mães de primeira viagem, mas não necessariamente deixa de ser um desafio até para as mais experientes. Para montá-la da melhor forma, mãe e pai precisam ter bastante organização, pois são vários os itens requeridos.

Veja a tabela com alguns objetivos e peças indispensáveis à mala maternidade: 

 

Além das roupas e itens de higiene tanto para mãe e bebê, é interessante separar outros objetos para o momento. Exemplos:

 

1 - Documentos pessoais

O RG é um item essencial. No entanto, além dele, caso o parto seja realizado em hospitais particulares, a carteirinha do convênio deve estar separada antes de sair de casa. Alguns hospitais também podem exigir outros documentos. É obrigatória a apresentação de todos eles. 

2 - Almofada de amamentação

A amamentação pode ser um ato complexo, sobretudo às mães de primeira viagem. A almofada reduz a dificuldade do ato, trazendo mais conforto aos envolvidos. Ela é indicada para os primeiros dias. 

3 - Chinelos

A administração e o serviço de cada hospital podem variar, assim como seus recursos. Não são todos que disponibilizam chinelos para a locomoção da mãe. Separe um par para você, e outro (s) para possíveis acompanhantes. 

4 - Álcool em Gel 

Em tempos de pandemia, cuidar da higiene nunca é demais. Por isso, deixe um frasco de álcool em gel separado em sua mala maternidade. Os hospitais costumam disponibilizar esse item, mas opte sempre pela precaução. 

5 - Bebê conforto

Esse é um equipamento indispensável! O "bebê conforto" nada mais é do que aquela cadeirinha feita para transportar recém-nascidos nos carros. Na maioria dos hospitais, o bebê não pode sair da maternidade sem ele. 

6 - Itens para o acompanhante 

A maioria das mães possui uma pessoa a acompanhá-la durante o parto e a estadia no hospital. Por isso, é importante que itens de higiene, roupas, e outros objetos de conforto sejam disponibilizados para ela. 

Dica: monte uma lista com o que é necessário separar, sinalizando o que está pronto e o que não está, para evitar esquecimento. Já falamos, e reforçamos que prevenir nunca é demais!

Lave as roupas e itens antes de guardar da mala maternidade

Agora que você já sabe o que colocar na sua mala, não se esqueça de lavar tudo, principalmente as roupas do bebê, antes de guardar o kit.

O momento de comprar e separar as roupas do bebê é emocionante para todos os responsáveis pela criança. No entanto, é preciso alguns cuidados fundamentais para evitar problemas com o uso de algumas peças.

Mesmo se forem roupas já usadas, ou recém-compradas na loja, não deixe de lavá-las com carinho, pois elas podem conter ácaro e poeira, tanto as novas como as antigas. Ao ignorar essa tarefa, aumenta-se o risco de o bebê ter alergia e problemas no sistema respiratório.

É interessante que a roupa seja lavada antes dos seis meses, e, caso a gravidez continue saudável, repita a higienização após o oitavo mês. Aqui vão algumas dicas válidas para o pré e pós-parto. 

1 - Separe a roupa do bebê

Não é aconselhado levar a roupa junta com o das outras pessoas da casa, principalmente se alguma delas tiver algum problema de pele. 

Em relação aos tecidos, ela deve ser lavada na máquina, mas alguns materiais podem ser mais sensíveis. Portanto, atenção e cuidado para que nada rasgue ou seja danificado.

2 - Use o sabão correto 

A pele do bebê é muito sensível, de modo que o contato com alguns produtos químicos possa ser prejudicial. Por isso, a escolha do sabão correto é fundamental. Busque um produto que tenha comprovação após ser testado dermatologicamente e, dê preferência, aos especiais para roupas de bebê.

Caso não encontre o sabão próprio, opte pelo sabão de coco (o mais natural possível), pois suas propriedades são bem menos agressivas à pele. Importante: não use cândida nas roupas de criança! 

3 - Enxágue bem a roupa 

É fundamental que não haja resquícios de sabão na roupa do bebê. O produto seco pode causar fortes irritações à pele. Caso lave a roupa na máquina, opte pelo enxágue duplo para maior garantia. 

4 - Não use muito sabão

Muitas pessoas acreditam - de forma equivocada - que uma maior quantidade de sabão garante melhor limpeza da roupa. Mas cuidado com excessos! Quanto mais sabão, mais difícil será o enxágue, e maior será o desperdício do produto e de água. 

5 - Secagem 

Evite deixar a roupa do bebê dentro da máquina por muito tempo após a lavagem. O ideal é que as peças sejam retiradas logo ao fim do processo de enxágue e centrifugação. Seque em locais arejados, evite guardar roupas úmidas, e lembre-se de passar todas as peças. 

Como dito anteriormente, é preciso tomar esses cuidados não só na hora de organizar a mala maternidade, mas também durante todo o crescimento do bebê, até que sua pele - e sua saúde no geral - ganhe maior resistência. 

Por fim, reforçamos a importância de saber como montar a bolsa maternidade da mãe, do bebê e do pai, pois trata-se de um processo que exige atenção, até pela alta expectativa pela chegada do novo membro da família. Organize-a com antecedência, para que o resto dos meses, inevitavelmente intensos, não sejam também estressantes.