Em parceria com a eureciclo, maior certificadora de logística reversa do país com o propósito de incentivar a cadeia de reciclagem no Brasil.
Compreendendo a vida é a obstinação da marca NUK, desde seu início em 1956, os fundadores da marca se empenhavam para entender a necessidade dos consumidores através da pesquisa e observação da vida diária. Com isso, a NUK sempre desenvolveu produtos em excelência de qualidade e funcionalidade.
Toda a trajetória da marca desde a década de 1960 até os dias atuais, foram voltados à inovação, característica marcante da empresa Alemã. Com um olhar no futuro a marca dedica-se na conscientização ambiental. Com isso, a NUK anuncia um de seus principais projetos direcionados à sustentabilidade: a compensação dos materiais que são encontrados em suas embalagens, como o plástico e o papel. Esta compensação será sinalizada em suas embalagens com o selo da eureciclo, com o intuito de identificar que tais produtos pertencerão ao programa de reciclagem, aumentando assim, as taxas de reprocessamento das embalagens no país.
Ao direcionar para reciclagem resíduos equivalentes aos seus, em peso e material, a NUK irá contribuir com os operadores de coleta e triagem pelo serviço ambiental prestado, e receberá os Certificados de Reciclagem como forma de comprovação legal. Este mecanismo financeiro auxilia no equilíbrio dos impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentiva a cadeia de reciclagem de materiais complexos e ainda oferece sustentabilidade financeira para o setor. Além de garantir a compensação ambiental por meio da parceria com a eureciclo, fundamental para elevar as taxas de reciclagem e criar valor para todos os agentes da cadeia. O projeto segue de encontro com as expectativas dos consumidores em relação aos produtos que levam para suas casas.
Segundo pesquisa1, 90% dos consumidores acreditam que ações de desenvolvimento sustentável são importantes e 59% consideram, na hora da compra, se a empresa utiliza práticas prejudiciais ao meio ambiente. Desde 2017, a eureciclo compensou mais de 214 mil toneladas de resíduos pós-consumo e a remuneração dos operadores ultrapassou R$11 milhões.
A adesão à economia circular por meio do selo eureciclo reforça os valores da marca – NUK - que está ao lado de toda a família e de seus consumidores há anos.
Selo eureciclo – impacto real na sociedade
Criado em 2016, o selo eureciclo tem por finalidade promover impacto entre as empresas e a cadeia de reciclagem e mostrar aos consumidores uma revolução sustentável, com confiabilidade e segurança. Este selo indica que as marcas que o estampam em seus rótulos valorizam, investem e são conscientizadoras do trabalho de reciclagem, por meio da compensação de pelo menos 22% da massa total de embalagens vendidas no país. Ele se destina às marcas que buscam comunicar sua preocupação e seus esforços em mitigar os impactos do seu negócio no meio ambiente.
A “Pesquisa Akatu 2018 – Panorama do Consumo Consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações” mostram que a expectativa dos consumidores é que as marcas façam mais do que a legislação exige e cuidem da sociedade como um todo. Ao encontrar a certificação em uma embalagem, o consumidor sabe que optou pelo produto de uma empresa com responsabilidade socioambiental que gera incentivos para que a cadeia de reciclagem cresça no país e recicle cada vez mais.
Sobre a Newell Brands Brasil: a Newell Brands Brasil, líder mundial de produtos de consumo com um amplo portfólio de marcas reconhecidas, entre as quais se destacam: Oster®, Cadence®, Mr. Coffee®, Sunbeam®, Paper Mate®, Sharpie®, Parker®, Coleman®, Marmot®, FoodSaver®, Graco®, NUK®, Rubbermaid®, Contigo®, First Alert® e Yankee Candle®. Para milhões de consumidores, as marcas da Newell Brands facilitam a sua vida, onde vivem, aprendem, trabalham e curtem.