Tentantes

Tentantes são todas as mulheres que buscam engravidar, seja este um processo inicial ou que já vem ocorrendo há anos, com ou sem o uso de tratamentos artificiais. 

 

Cada organismo é único, e algumas mulheres podem enfrentar mais dificuldades para engravidar, dependendo de fatores como o seu próprio sistema reprodutivo (ou do parceiro), ou mesmo da idade. O sonho de ter um filho, em certos casos, se depara com obstáculos no caminho. E qual a idade ideal para dar à luz? A grande maioria dos médicos afirma: entre os 20 e 30 anos de idade. Obviamente, nem sempre questões pessoais estarão alinhadas com os números. Hoje, por exemplo, é comum as mulheres adiarem o plano de construir uma família, optando por garantir estabilidade financeira antes. 

Mais especificamente, se um casal passar um ano tentando engravidar e não tiver sucesso, é realmente necessário consultar um médico especialista e investigar o caso. 

Continue lendo para saber algumas dicas para as tentantes.

Mulher em consulta médica

 

A influência da idade

De fato, a idade impacta a facilidade de engravidar naturalmente, pois altera a quantidade e a qualidade dos óvulos. Quando a mulher tem mais de 35 anos e não fica grávida após 6 meses de tentativas, pode ser um caso de infertilidade. No entanto, a gravidez nunca é tão certeira como pode parecer. A chance de um casal saudável engravidar em um período fértil, com todos os fatores relacionados à gravidez em boa condição, é de aproximadamente 20%. 

Então, é importante ter paciência, fazer exames para conferir se está tudo certo e fazer o possível a seu favor. Há hábitos que atrapalham o processo de fertilização, enquanto outros fatores podem ajudar.

 

Ciclo menstrual

Um dos primeiros passos para tentantes é conhecer o próprio corpo e, claro, o seu ciclo menstrual. Tendo essa noção, as relações sexuais podem ocorrem em momentos onde as chances de engravidar são maiores. De qualquer forma, quando a meta é gerar um bebê, recomenda-se manter uma certa frequência nos atos. 

O período fértil feminino acontece 14 dias antes da menstruação - esta com início a partir do fluxo vermelho - e não no sangramento de borra, de tom amarronzado. O ciclo menstrual varia entre 25 e 35 dias, de mulher para mulher. O cálculo deve ser feito a partir do primeiro dia do fluxo vermelho. A partir disso, deve-se subtrair 14 dias do total para identificar o período fértil. Por exemplo, em um ciclo de 25 dias, o momento fértil será no 11º   dia. Existem aplicativos que ajudam a identificá-lo, mas o melhor é checar com um profissional. 

Lembrando que se a mulher possui um ciclo menstrual irregular, um médico deve ser consultado, considerando a saúde da paciente, bem como o objetivo do momento: engravidar.

As tentantes devem redobrar atenção ao ciclo menstrual

 

Dicas: o que as tentantes NÃO devem fazer

Para quem sonha em engravidar, o período de tentativas que antecede a gestação pode gerar muita ansiedade. De fato, existem fatores que podem auxiliar na obtenção de um teste positivo, enquanto outros apenas dificultam a fertilização.

Confira alguns exemplos do que as tentantes não devem fazer.

 

Demora para ir ao médico

Como já comentado no início deste texto, o acompanhamento médico antes e durante a gestação é imprescindível. Afinal, é essa ajuda profissional que pode tirar suas dúvidas sobre o assunto e, consequentemente, trazer mais informação e amparo. 

Dependendo do caso, a demora para engravidar deve ser investigada, já que pode ser um indício, por exemplo, de infertilidade. No entanto, existem diversas outras razões para uma mulher fértil apresentar tal sintoma, não necessariamente havendo problema algum em seu sistema reprodutor.

O médico de sua confiança fará os exames necessários e, a partir disso, ajudará a traçar o caminho mais indicado para sua situação. Lembrando que a importância desse contato não é apenas para as tentantes que estão há mais tempo com o desejo de engravidar, mas, sim a todas que desejam um dia ser mães.

 

Poucas relações sexuais

A lógica é simples: quanto mais tentativas, mais chances de dar certo. Não há uma frequência sexual mínima ou máxima; porém, quando o objetivo é ter um filho, o ideal é pelo menos duas relações por semana. 

Mas evite fazer mudanças muito drásticas nessa rotina sem que os dois integrantes do casal estejam dispostos. Caso contrário, isso pode apenas aumentar a ansiedade e desgastar a sintonia da dupla. 

 

Muito rigor na avaliação do período fértil

Como diz o ditado: nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Rigidez em excesso pode atrapalhar o período fértil, pois gera uma pressão desnecessária. Em termos físicos, o cenário estressante pode interferir na produção hormonal para ovulação. Importante destacar que o espermatozóide é capaz de sobreviver até 72 horas (3 dias) no corpo feminino, enquanto o óvulo consegue de 24 a 48 horas (2 dias). 

Portanto, priorize manter uma certa frequência e naturalidade nas relações. Se após alguns meses a gravidez ainda não tiver vindo, aí sim vale considerar algo mais programado, sem esquecer das consultas médicas.

 

Uso de lubrificantes

Alguns casais optam pelo uso de produtos lubrificantes nas relações sexuais, mas essa prática não é recomendada às tentantes. Isso porque o item pode dificultar a fecundação ao alterar o muco cervical, cuja função é justamente o oposto: facilitar a locomoção dos espermatozóides até o óvulo. 

Basicamente, a vagina tem componentes ácidos, ao contrário do muco cervical (alcalino), o que auxilia na conservação dos espermatozóides durante o trajeto e, consequentemente, a fertilização.

A lubrificação da vagina em si é vantajosa, sobretudo quando intensificada por ações preliminares bem conectadas do casal. Mas se a dupla não abrir mão de um produto específico, vale escolher um de tipo transparente - sem cheiro, solúvel e à base de água.

Tentante realizando anotações

 

Mantenha hábitos adequados

Além de prestar atenção na saúde do sistema reprodutor, as tentantes precisam reavaliar certos hábitos. Alimentação, consumo de bebidas e cigarros, e, até mesmo, a quantidade praticada de exercícios físicos pode prejudicar - ou auxiliar - o processo de engravidar. 

Álcool e cigarro devem ser deixados de lado; isso você provavelmente já sabe. Mas , de forma geral, também é recomendado evitar sal, refrigerantes e café em excesso, além da importância de praticar exercícios físicos. Quando o assunto é alimentação, nenhum dos dois extremos é bom: nem comer de menos, nem de mais. 

Caso sinta que seus hábitos alimentares podem ser um obstáculo, considere uma consulta com um nutricionista especialista. Para se ter noção, a influência do que se come é tão grande, que existem planos alimentares específicos para a fase pré-gestacional - tanto à mulher quanto ao homem. 

Portanto, se você busca engravidar, alimentação balanceada, bastante água e exercícios já são passos importantes na direção correta. Um corpo equilibrado sempre estará mais apto a desenvolver um bebê. 

As tentantes devem manter uma alimentação saudável e equilibrada

 

Tratamentos de fertilidade

Quando as tentativas naturais não tiveram sucesso, pode ser o momento de considerar um tratamento específico para o seu caso. Existem tentantes há mais de um ano na expectativa de engravidar, bem como outras que já identificaram um problema de fertilidade, cuja opção foi partir para procedimentos especiais.

A boa notícia é que, atualmente, as opções são diversas; então,  procure conversar bastante com o seu médico para identificar o melhor caminho para você. Confira na sequência algumas alternativas.

 

Inseminação artificial

Trata-se de uma técnica de reprodução assistida, por meio da qual o sêmen é depositado diretamente na cavidade uterina da mulher durante o período fértil. Com ela, aumentam-se as chances de desenvolver uma gravidez, sobretudo aos casais que já vinham tendo dificuldades. 

Também conhecida como inseminação intrauterina (IIU), suas taxas de sucesso variam entre 10% e 20% dos casos. Porém, obviamente, outros fatores interferem no resultado, como estilo de vida, vícios e alimentação.

Se, após três tentativas dessa técnica, a mulher não engravidar, o processo pode ser considerado ineficaz àquela paciente. O médico avaliará o caso e,  provavelmente, recomendará um outro método.

 

Fertilização in vitro

Neste tratamento, estimula-se a produção de óvulos da mulher para níveis maiores do que o natural. Depois, os óvulos são captados por uma punção guiada pelo ultrassom transvaginal. A fertilização pelos espermatozoides ocorre em laboratório; por isso o nome "fertilização in vitro" (FIV). 

Sobre os índices dos resultados, a idade da mulher impacta a chance de sucesso, já que depende muito do estado dos óvulos. Em mulheres de até 30 anos, as taxas variam entre 60% e 70% a cada tentativa. 

 

Coito programado

Um tratamento de fertilidade menos complexo, menos dispendioso, e que pode chegar ao resultado tão desejado pelo casal. O coito programado é uma interessante alternativa, desde que as condições físicas do casal estejam no ponto ideal. 

No primeiro momento, após serem verificadas as capacidades reprodutivas de ambos do casal, a mulher terá sua fertilidade estimulada por medicamentos específicos. Após um tempo avaliado pelo médico, o casal deverá ter relações sexuais, nas quais as chances de fecundação do óvulo serão maiores. 

Trata-se de um dos mais antigos métodos de fertilização, cujo sucesso se alcança de acordo com fatores como idade, condições hormonais ou demais causas da infertilidade. 

Além dessas três técnicas mencionadas, vale destacar métodos como Reverse-Hatching, Mini FIV e ICSI, todos a partir de auxílio profissional. 

 

Conclusão

A gravidez é um momento especial, que demanda bastante reflexão para ser concretizado da melhor forma. Trata-se de um processo que envolve muitas pessoas, pois este novo indivíduo é um descendente e uma nova vida a ser incorporada em uma sociedade.

Somado a isso, vale ressaltar que nem toda gravidez ocorre natural e espontaneamente; pelo contrário. Existem vários casos nos quais um resultado positivo pode demorar, elevando a ansiedade das tentantes.

A infertilidade, por sua vez, pode causar muita frustração, mas também tem o potencial de tornar-se uma prova para o casal demonstrar capacidades para solucionar problemas, fortalecendo ainda mais os vínculos da união. Esse tempo pode ser uma oportunidade para formar pais preparados e evoluídos.

Essa fase de espera é fundamental na vida de uma família em formação, e o apoio dos parentes e de profissionais capacitados é indispensável. Caso necessários, os tratamentos para engravidar devem ser estudados e explicados com clareza para o casal. Portanto, se você é uma tentante, não esqueça de procurar sempre estar informada, amparada e manter a calma!