Diferenças entre gravidez masculina e feminina

Quais são os mitos e verdades das diferenças entre gravidez masculina e feminina?

 

Depois da ansiedade e felicidade de contar que está grávida, é muito comum que as mulheres escutem muitas maneiras para descobrir o sexo do bebê. São feitas muitas simpatias antes da data adequada para fazer exames que expõem essa curiosidade. Em torno disso, existem muitos fundamentos populares que foram criados em uma época em que só se descobria o sexo da criança no parto. Até hoje as famílias insistem em determinar diferenças entre a gravidez masculina e feminina para tentar adivinhar se virá uma menina ou um menino.

Bebê menino e bebê menina

 

Quando o sexo do feto é determinado?

O sexo do feto é determinado assim que a fertilização ocorre. Isso acontece porque todos os óvulos têm um cromossomo X e os espermatozóides podem ter um X ou Y. Dessa forma, as duas possibilidades são:

  • O espermatozóide com cromossomo X fertilizar o óvulo, assim o bebê será do sexo feminino (XX).
  • O espermatozóide com cromossomo Y fertilizar o óvulo, dessa maneira o bebê será do sexo masculino (XY).

Ou seja, há 50% de chance do bebê ser menino e 50% de ser menina.

Características das diferenças entre gravidez masculina e feminina

Foto: Clearblue

No entanto, a descoberta só pode ser realizada a partir de alguns meses de gestação. Somente após a sétima semana o embrião começa a produzir hormônios que levam à formação dos órgãos sexuais ao longo dos primeiros meses. Durante esse período de adivinhação do sexo do feto, muitos mitos sobre as diferenças da gravidez masculina e feminina são propagados.

 

Diferenças entre gravidez masculina e feminina: mitos e verdades

Verifique o que é mito e o que é verídico para descobrir se o bebê será menino ou menina:

 

É possível ter influência no sexo do bebê

Não é possível, naturalmente, influenciar no sexo do bebê. Então o fato da mulher ter relações sexuais estando deitada, por exemplo, ou em período de lua cheia não fará com que o bebê seja menino ou menina.

É o material genético que o espermatozóide leva até o óvulo que determinará o sexo do bebê.

 

Formato da barriga 

Dizer que o visual da barriga informa o sexo do bebê (se for menina, a barriga é mais alta e se for menino, é mais baixa) é um grande mito. O que define se a barriga da mulher vai ficar mais alta ou baixa é o formato e condição do corpo da gestante.

 

Muitos enjoos matinais 

Outra crença que não é verdade é pensar que as gestantes que esperam um bebê do sexo feminino ficam mais enjoadas, por conta dos hormônios. Se a mulher tiver muitos enjoos matinais, não significa que ela espera por uma menina. Varia de gestante para gestante e fatores como o sexo do bebê não interferem nisso.

Grávida com enjoos

 

Mudanças de humor 

Esse mito segue a mesma ideia dos enjôos e não há fundamento. Grávidas tendem a ter mudanças drásticas de humor por conta dos hormônios produzidos no período da gestação.

 

Ritmo cardíaco é diferente entre os sexos 

Outro mito para tentar decifrar o sexo do bebê é o de que meninas tem ritmo cardíaco superior ao dos meninos. Na realidade, o feto tem uma média de batimentos cardíacos que é a normal e saudável. Novamente, nada causado pelo sexo do bebê. 

 

Ganho de peso 

Toda mulher grávida está submetida a ter ganho de peso, além de ter que enviar nutrientes não somente para seu organismo, mas também para o do feto, há o peso dele junto ao dela. No entanto, é mais provável que a mulher que gesta um menino ganhe mais peso por conta da demanda calórica do bebê. Um estudo chamado Kristen Navara, feito na Universidade da Georgia, nos EUA, analisou isso.

Contudo, é ideal que a gestante tenha uma alimentação balanceada e saudável.

 

Desejo por alimentos doces e salgados 

Os desejos alimentares de uma mulher na gravidez não são influenciados pelo sexo do feto. Isso é um mito. O desejo é algo singular de cada mulher.

Grávida saciando o desejo por alimentos

 

Complicações na gravidez de menino 

Não é padrão que a gravidez de um menino gere mais complicações, mas existe uma pesquisa sobre isso feita pela Universidade de Adelaide, na Austrália. O estudo diz que há mais casos de complicações em gestações de bebês do sexo masculino do que nas de sexo feminino. Porém, isso não é fator determinante para descobrir o sexo. 

 

Simpatias para descobrir o sexo do bebê

Nenhuma simpatia tem capacidade de confirmar se o bebê é menina ou menino, mas ainda são muito realizadas, até como forma de brincadeira. As mais conhecidas são:

  • A aliança pendurada por um fio acima da barriga da gestante: Se o pêndulo for para frente e para trás, é menino. Se fizer movimentos circulares, é menina.
  • Garfo e colher escondidos embaixo de duas almofadas: A gestante não pode saber onde está cada talher. Ela escolhe uma almofada para sentar. Se a escolhida foi a do garfo, é menino. Caso seja a da colher, é menina.

 

Método Ramzi 

O método Ramzi se baseia na posição da placenta para descobrir o sexo do feto. Após localizar o saco gestacional na imagem do ultrassom, é preciso observar de qual lado o bebê está. De acordo com os testes realizados, se o bebê estiver para a esquerda, é menina. Se estiver à direita, é menino.

Esse não é um método recomendado para descobrir o sexo do bebê, porque não se enquadra como estudo científico. 

 

Exames realizados para descobrir o sexo do bebê

Confira os possíveis exames para descobrir o sexo do bebê e acabar com a ansiedade e curiosidade. Depois de determinado estágio da gravidez, finalmente a gestante saberá se os mitos a respeito das diferenças entre gravidez masculina e feminina coincidentemente aconteceram com ela ou não.   

 

Ultrassonografia

Um exame essencial em todo pré-natal é o ultrassom morfológico. Ele fornece muitas informações sobre o estado de saúde e desenvolvimento do feto.  E, além disso, permite a descoberta do sexo através das imagens se a posição do bebê estiver propícia para ver o órgão sexual. O exame pode ser realizado a partir da 16ª  semana de gestação.

O ultrassom consegue identificar diferenças entre gravidez masculina e feminina

 

Teste de sexagem fetal

O teste de sexagem fetal é um exame de sangue que capta os cromossomos do bebê através do sangue da mãe, que contém algumas células do feto. O teste pode ser feito a partir da oitava semana completa de gestação. Antes desse tempo, não há garantia de que o sangue da mãe tenha DNA do feto em uma quantidade suficiente, o que torna o exame suscetível a erros.

Como todo teste, esse tem uma porcentagem de acerto. A partir da oitava semana completa, a chance de acerto do exame é de 99%. 

Teste de sexagem fetal

 

Exame de urina Intelligender

É possível fazer a partir da décima semana de gestação e está disponível em farmácias. Os hormônios presentes na urina vão se comunicar com os cristais químicos presentes no copo. Dessa forma, a cor da urina muda para verde, se for menino, ou laranja, caso seja menina. 

Esse exame tem uma margem de erro um pouco elevada, mas se estiver a partir da 12ª semana a porcentagem de acerto é maior. De qualquer forma, fazer exames em laboratórios especializados é mais indicado e confiável.

 

Amostragem de Vilosidades Coriônicas (CVS)

É um exame bem complexo e só deve ser feito sob prescrição de um médico. Ele revela se o feto tem alguma doença congênita, além de informar o sexo do bebê. É realizado entre a 12ª e a 14ª semana de gestação.

 

Amniocentese

Esse exame consiste em coletar uma pequena quantidade de líquido amniótico do útero. Além de revelar o sexo do bebê, esse teste também fornece resultados sobre possíveis alterações genéticas. Deve ser realizado entre a 15ª e 20ª semana da gravidez.

O recomendado é sempre consultar o médico que acompanha a gravidez para que ele indique os melhores exames para que gestante e feto fiquem saudáveis e tenham um ótimo acompanhamento nessa fase.

Há diferenças entre gravidez masculina e feminina, e a ansiedade dos pais para saber o sexo do novo bebê é enorme. Apesar disso, o correto é esperar um tempo adequado da gestação para realizar o exame de acordo com a necessidade e curiosidade de cada gestante.