Optar por uma roupa do bebê conforme a temperatura do ambiente é um fator determinante para o seu bem-estar.
O nascimento de um filho traz uma alegria infinita à família, proporcionando os momentos mais calorosos e deliciosos. Entretanto, muitas dúvidas acompanham esse período, em especial, sobre a vestimenta ideal. O ideal é escolher a roupa do bebê de acordo com a temperatura ambiente.
Para esclarecer o assunto de uma vez por todas, a NUK preparou um conteúdo super especial que vai te ensinar a vestir o seu bebê da melhor maneira possível, de forma que ele fique confortável e seguro. Confira a seguir.
Como escolher a roupa do bebê em dias de alta temperatura
Segundo a Academia Americana de Pediatria, os recém-nascidos devem ser vestidos em camadas, haja vista que a temperatura os afeta muito mais que aos adultos.
Ou seja, os bebês sentem muito mais frio ou mais calor (que podem provocar brotoejas caso a roupa seja inadequada). Por isso, o melhor meio de manter a temperatura regulada é sobrepor peças que possam ser retiradas aos poucos, caso necessário.
Em locais como Goiânia, Rio de Janeiro e Cuiabá, onde a temperatura média costuma oscilar entre 35ºC e 40ºC, a sensação térmica tende a ser ainda maior. Por isso, o clima exige que o recém-nascido use menos peças de roupa.
O recomendado é vestir o bebê com um body de algodão sem manga, para que ele não sofra com os incômodos do calor. Se mesmo assim ele demonstrar inquietação, suor e desconforto, um banho relaxante para refrescá-lo pode ajudar.
É importante ter em mente que, mesmo em dias muito quentes, o bebê não deve ficar apenas de fralda. Isso porque o corpo dos pequenos perde calor com facilidade e os pediatras reiteram que o ideal é mantê-los com uma roupa leve e arejada.
A roupa do bebê deve ser escolhida segundo a temperatura ambiente, então se a previsão do tempo indica até 34ºC, o body sem mangas continua sendo a melhor das opções. Mas também é possível optar por uma camiseta de algodão. Se for levá-lo para um passeio ao ar livre, não deixe de envolvê-lo em um lençol fino e passar protetor solar, para evitar o risco de insolação.
Entre 31ºC e 33ºC, fica mais fácil escolher a roupa do bebê de acordo com a temperatura, uma vez que além do body sem mangas, os conjuntinhos mais fresquinhos estão liberados, como camiseta e shorts de algodão. É possível também optar por bodies com perna curta, que além de fofos são práticos e leves.
Qual roupa o bebê deve vestir com um clima ameno?
A meia-estação, como primavera e outono, apresenta temperaturas razoáveis. Isso significa que o calor ou o frio não são tão intensos como nas demais estações do ano. Entretanto, ainda é necessário adequar a roupa do bebê à temperatura local. Dessa forma, o ideal é não manter o pequeno agasalhado demais ou menos que o necessário.
Se a temperatura estiver no entorno de 25ºC, é possível tirar as calças do fundo da gaveta. Essas peças já se tornam confortáveis e, com pezinho ou não, são uma ótima combinação com camiseta ou body.
Como cada organismo é único, existem pessoas que sentem mais frio nas pernas, enquanto outras, nos braços. Para adequar a roupa do bebê à temperatura da melhor forma, observe a região onde ele fica mais geladinho ou suado. Os macacões de manga curta podem ser ótimos aliados ou camiseta de manga longa com shorts.
Entre 21ºC e 25ºC, por outro lado, as meias devem fazer parte do look. A sensação térmica começa a ficar mais baixa e as extremidades do corpinho precisam ser aquecidas. Roupas com pezinhos também são bem-vindas. Não hesite em apostar nas blusas de manga longa, elas evitam que o bebê perca calor rapidamente.
Qual roupa o bebê deve vestir quando a temperatura estiver baixa?
Chegou a hora de usar as roupas de inverno, incluindo um conjuntinho em camadas. As primeiras peças devem ser confortáveis e de tecidos leves, enquanto as últimas mais aquecidas e pesadas. Isto é, sempre opte por uma peça base de frio macia e, em seguida, acrescente casacos, mantas, luvinhas e uma dupla camada de meias.
Quando o clima varia entre 15ºC e 20ºC é chegado o momento de usar macacões de moletom, tricô ou lã, entretanto é preciso colocar uma peça de algodão por baixo para evitar que as peças mais pesadas entrem em contato com a pele do bebê. Tecidos mais robustos como a lã podem provocar alergia se os pais não tomarem os cuidados necessários.
Não se esqueça de proteger a cabeça do bebê, com toucas ou gorros (larguinhos para não apertar). Isso evita que, especialmente as orelhinhas fiquem geladas demais. Na hora de dormir, aposte em sacos para dormir de algodão, suede ou moletom e, de preferência, que sejam revestidos por dentro com um tecido mais quentinho.
Em casos de temperaturas ainda mais baixas, a atenção deve ser redobrada e o ritual de vestimenta seguido à risca. Primeiro o recém-nascido deve ser vestido com um body macio, de manga longa e com pezinhos, em seguida uma blusa de manga longa mais folgadinha e uma calça. Coloque meias, luvas e touca. Finalize com um macacão de veludo ou moletom com pés e manga longa.
Como são várias camadas em situações como essa, é preciso ter muita atenção ao tamanho de cada peça, afinal, as últimas não podem ficar apertadas demais, caso contrário poderia prender a circulação da criança. Então, os macacões e casacos de inverno devem ser um pouquinho maiores para evitar o desconforto.
Como escolher a roupinha do recém-nascido em temperaturas extremas?
Abaixo dos 9ºC a temperatura é considerada extremamente baixa para um bebê e, em determinados locais, é possível que chegue abaixo de 0ºC, como em Gramado (RS), por exemplo. Por isso, roupas térmicas são indispensáveis, como calças e blusas de manga longa.
Para dormir, invista em um saco de dormir térmico. Parece mais confortável colocar diversos cobertores e mantas em cima do bebê, mas não é. O corpo de um recém-nascido é extremamente frágil e colocar diversos tecidos robustos em cima dele pode causar a sensação de "sufoco".
Não esqueça de observar as extremidades do bebê. Sempre toque nas mãozinhas, nos pezinhos e nas orelhas. Caso estejam quentes ou gelados, pode ser um forte indicativo de frio ou calor. Além disso, em dias gélidos, evite sair de casa com o bebê, pois a exposição ao frio intenso pode causar uma baixa na imunidade, ressecamento da pele, entre outros malefícios.
É preciso, também, tomar cuidado para não confundir um corpo quentinho com um quadro febril. Às vezes, pelo número de peças de roupas que a temperatura exige, o bebê pode ficar quente. Se não houver nenhum sinal de transpiração, utilize um termômetro para tirar a dúvida.
Por fim, leve em consideração a espessura e o material das roupas. Uma peça excessivamente robusta pode tornar dispensável uma camada ou outra, haja vista que esquentam mais. Especialmente, se o seu filho for "calorento", algo que você vai aprender a identificar de acordo com seu comportamento.
Agora que você já aprendeu como escolher a roupa do bebê de acordo com a temperatura, não se esqueça de sempre ficar de olho na previsão do tempo para que possa se programar. Compre as roupas nos tamanhos adequados para que possam ser sobrepostas e preze, sempre, pelo conforto e bem-estar do bebê.