Nomes espanhóis femininos

Quer criatividade para batizar sua filha? Confira tudo sobre nomes espanhóis femininos!

 

Escolher o nome do bebê pode ser uma das coisas mais gostosas para quem está esperando um filho. Muitas vezes, os casais começam a pensar em nomes antes mesmo de planejarem o momento ideal da gravidez. 

Pensando nisso, a NUK desenvolveu um conteúdo super especial sobre nomes espanhóis femininos para ajudar as futuras famílias nessa decisão.

 

Alguns dos nomes mais populares

Graças à época da colonização e, é claro, da miscigenação brasileira, existem muitos sobrenomes provenientes da Espanha que são carregados por muitas pessoas que nasceram no Brasil. Como, por exemplo: Rodriguez, García, Gonzáles, Lopez, Martinez, Fernandez, Sanchez, Perez, Jimenez, Ruiz, Diaz, Romero, Gutierrez, Muñoz, Alvarez, e muitos outros. 

Normalmente, as famílias que possuem essa descendência procuram nomes espanhóis femininos quando estão à espera de uma linda menininha, para honrar o sobrenome. Em um primeiro momento, é possível pensar em nomes famosos e imponentes, como: Frida, Eva, Salma, Camila, Sonia, Yalitza, Selena, Soledad, e Salma. 

Pensar em nomes espanhóis femininos também acabam levando a pesquisar grandes nomes que já pertenciam à realeza, afinal, aquela antiga expressão "ela tem nome de princesa", ainda quer ser ouvida por muitas mães. Então, neste caso, os nomes: Damita, Leonor, Sarita, Letizia e Reina, são bastante usados.

Escolha do nome do bebê

 

Por outro lado, existem aqueles nomes que marcam gerações e se tornam mais populares. Estes costumam ser mais curtos e suaves, o que produz uma certa elegância em junção a um sobrenome forte, como: Mia, Maya, Sofia (ou Sophia), Ava, Luz, Inez, Tia, Paz, Vida, Mira e Isabella. 

Muitos nomes escolhidos são ligados à religião, selecionados especialmente de alguma passagem bíblica, por isso é tão comum, na Espanha, encontrar Carmens, Marias, Fidelias, Gracielas, Almas, Esperanzas, Milagros e Beléns. 

Se você pensa que a cultura pop fica de fora, bom, é um ledo engano. Existem muitos fãs que querem nomes espanhóis femininos para a sua filha, com base em alguma cantora ou atriz que fez ou faz muito sucesso no país europeu. Dentre os mais utilizados, estão: Glória, Marisol, Imelda, Coco, Penélope, Rocío, Dolores, Rossy e Blanca. 

 

Nomes espanhóis femininos com significados fortes

Para além de escolhas que refletem apenas a beleza do nome, muitas famílias pesquisam a fundo os significados. Afinal, dizem que o nome pode interferir diretamente na personalidade de quem o carrega. Veja abaixo alguns nomes espanhóis femininos que estão na moda e que possuem significados fortes.

Leia também: Nomes americanos masculinos.

Bebê dormindo

 

Valentina 

O nome Valentina é o feminino de Valentim, originário do latim Valentino, que quer dizer "valente", "forte", "cheia de saúde" e "vigorosa".

 

Ramona

Uma variante do nome Ramon, Ramona também é uma versão de Raimunda, que surgiu a partir do germânico Raginmund. E significa "sábia" e "protetora". 

 

Adália

O nome Adália vem do latim e quer dizer "exala perfume", mas também significa "o senhor é justo". Sua referência vem de Adlai. 

 

Leonita

Uma versão feminina para o nome León, vem do hebraico Palomino. Leonita carrega como significados "mansidão" e "suavidade". Embora remeta a leveza, quem carrega esse nome costuma ser considerada também "guerreira". 

 

Ella

É um nome de origem germânica, introduzido pelos normandos na Espanha e na Inglaterra no século XIV. Ele tem como significado principal "outra". Contudo, Ella, assim como os nomes Linda, Hermosa e Mirabella, são nomes associados à beleza.

Quando pensamos em nomes espanhóis femininos, a atriz Penélope Cruz costuma ser lembrada

 

Luna

O mais bonito da simbologia do nome Luna, é que faz uma referência direta à Lua. Mas o significado é "a iluminada", além de esperança e receptividade.

 

Olívia

Esse nome significa literalmente "azeitona", uma vez que faz referência aos grandes campos de oliveiras em Navarra, na Espanha. Ele vem do latim oliva e existe desde 1203.

 

Isabel

Embora Isabel seja reconhecido entre os nomes espanhóis femininos, ele também fez sucesso na França e em Portugal, sendo bastante utilizado pela realeza até o século XII. Isabel é uma variação de Elizabeth, que significa "aquela que cumpre promessas", "pura" e "casta".

 

Nina

É um derivado e diminutivo de Antonina e Giannina, que surgiu primeiramente na Itália, até se firmar na Espanha. Para os indígenas, Nina significa "fogo". Porém, dentre os significados mais conhecidos estão "protetora da fertilidade e mares", "graciosa" e "menina". 

 

Andreza

Como um derivado do nome André, o primeiro discípulo de Jesus, Andreza é tido na Espanha como um nome bíblico. Esse nome reflete delicadeza e seu significado principal é "mulher bela e dócil". 

 

Naiara

Muita gente se engana ao pensar que Nayara é um nome típico do Brasil, não é. Ele nasceu em homenagem a uma cidade espanhola chamada Nájera, que era disputada pelos árabes. Além disso, a região se tornou notória com a suposta aparição da Virgem Maria, em uma caverna, no século XII.

Com a sua origem toponímica, o significado passou a ser "lugar entre as rochas". No Brasil, o nome já sofreu diversas modificações e hoje existem as variantes Nayara e Nayane. 

Leia também: Nomes femininos americanos.

Linda bebê de olhos azuis

 

Sol

Assim como o nome Luna faz alusão à Lua, o nome Sol faz referência direta à estrela central do sistema Solar. Com apenas três letras, o nome reflete força e vitalidade. Seu significado é "majestosa", "que recebe o sol", "solene" e "luz".

Embora o nome seja extremamente popular na Espanha, ele é muito comum em qualquer país latino. Sol também funciona como abreviação de nomes como Solana e Solange, que são bastante usados na França.

 

Marisol

Este nome possui praticamente o mesmo conceito de Sol, com a diferença de que há a junção de mar e Sol na composição. Então o significado passa a ser "senhora soberana do sol". 



Quais são os nomes espanhóis femininos mais usados atualmente?

Assim como ocorre no Brasil, na Espanha alguns nomes se tornam mais populares em certos períodos de tempo. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), os 20 nomes espanhóis femininos mais registrados em recém-nascidas desde 2020, são:

 

  • Lucía;
  • Martina;
  • Julia;
  • Paula;
  • Sofia;
  • Maria;
  • Vega;
  • Carmen;
  • Valéria;
  • Sara;
  • Alma;
  • Nora;
  • Daniela;
  • Carla;
  • Emma;
  • Alba;
  • Valentina;
  • Rosalía;
  • Lucrécia;
  • Mercedes;



Particularidades dos sobrenomes espanhóis

Sobrenomes espanhóis

 

Agora que você já possui uma listagem completa de nomes femininos espanhóis, é importante saber também como os sobrenomes eram empregados antigamente. Assim fica ainda mais fácil escolher o nome ideal se o embasamento for o sobrenome. 

 

Herança Patronímica

Os sobrenomes patronímicos são chamados assim porque fazem uma referência direta ao nome do pai. Isto é, quando um filho recebe o nome de seu progenitor ou um nome que faz alusão a ele, isso é patronímico.

Antigamente, os sobrenomes eram formados pela união do nome do pai com a adição do sufixo "ex". Como, por exemplo, o nome Gonzalo, ao se tornar um sobrenome, tornou-se González. 

Contudo, esse sufixo poderia variar de acordo com a região da Espanha, como foi o caso de Mendo, que ao se tornar sobrenome acrescentou-se o sufixo "iz", tornando-se Méndiz. É claro que, o 'Mendéz', com "ez", é até mais comum, mas as variações existem. 

 

Sobrenomes toponímicos

A região onde as pessoas nasciam, seja referências a cidade, a casa, a construções próximas, acidentes geográficos ou ao próprio lugar onde aconteceu o nascimento, era a base para criar o sobrenome. Esse tipo de sobrenome é chamado de toponímico. 

Ao criar esse tipo de sobrenome, conserva-se as preposições. A cidade espanhola, Ávila, acabou inspirando o sobrenome "de Ávila". A partir de outras inspirações surgiram "de la Fuente", "de los Molinos" e "de las Heras". 

 

Referências aos traços físicos

Ao contrário dos nomes espanhóis femininos, que levam significados extremamente pensados em relação à língua de origem, existem sobrenomes espanhóis que levam em consideração traços físicos, de personalidade e familiares.

Uma forma rápida de exemplificar seria o emprego do sobrenome Casado, para familiares; Bravo, para personalidade e Gordo, para traços físicos.

Leia também: Nomes diferentes e seus significados.

Criança vestida a caráter

 

Ofícios também viram sobrenomes

A profissão de uma família já gerou sobrenomes ao redor do mundo todo e isso não seria diferente na Espanha. Ao fazer referência ao ofício, por lá surgiram sobrenomes, como: Alcalde (prefeito em tradução), Zapateiro (sapateiro) e Marqués (Marquês).

Por fim, é importante lembrar que, escolher entre os nomes espanhóis femininos, ou não, será uma escolha para a vida inteira. Por isso, não se apresse, escolha com cautela e paciência. Quando o nome certo chegar. você vai saber!