Dos mais inusitados aos extremamente populares, os nomes femininos americanos são escolhas frequentes no Brasil e ao redor do mundo. Saiba quais são os principais.
Os papais e mamães que se preparam para escolher o nome da filha, muitas vezes, podem ter dúvidas sobre como chamarão a pequena. Será que ela sofrerá bullying na escola caso a escolha não seja adequada? Ela pedirá para trocar de nome no futuro? Muitas são as questões que abrangem essa importante decisão.
Para auxiliar os genitores nesse momento especial, esse texto pode ser um fiel aliado, sobretudo se você se identificar com a cultura estadunidense. Aqui, você vai conferir indicações de nomes americanos femininos, dos mais curiosos aos mais originais. Eles poderão lhe inspirar a fazer a escolha que mais se adequará à bebê que está chegando.
Informações relevantes da cultura norte-americana estão presentes na composição dos nomes das meninas no país do Tio Sam. Personagens de filmes, séries e livros costumam ser frequentes escolhas entre as mamães estadunidenses, bem como nomes tradicionais, de pedras preciosas, alimentos, plantas, valores e países.
Nomes femininos americanos mais populares
Ao longo da história, o nome mais popular entre as meninas dos Estados Unidos variou. No ano de 1879, Mary era a opção número um dos pais para nomear suas herdeiras, de acordo com a Social Security Administration.
Já nos últimos cinco anos, Emma é a alternativa mais facilmente encontrada nas bebês. Ela tem origem na cultura latina, e significa “aquela que é universal”. Muitas atrizes renomadas da atualidade possuem esse nome, como Emma Stone e Emma Watson. Além deste, outros também femininos constituem escolhas feitas frequentemente pelos papais e mamães dos Estados Unidos.
Para os amantes da inteligência, da cultura e do conhecimento, Sofia é uma boa opção, já que o nome significa “sabedoria”. De origem espanhola, ele aparece na celebridade Sofia Vergara, de Modern Family.
Os que gostam de relembrar a história e acontecimentos longínquos podem se identificar com Olivia, cujo significado é “descendente dos antepassados”. Ele nasceu na Inglaterra, tendo aparecido em “Noite de Reis”, obra de Shakespeare. Atualmente, a personagem Olivia Pope, da série Scandal, contribui para manter sua popularidade.
Outra opção é Ava, de origem latina, e que está presente em personalidades famosas, como Ava Gardner, Ava DuVernay e Ava Helen Pauling. Já Isabella, originário da Itália, significa “Deus é meu juramento”. Amelia, por sua vez, quer dizer “trabalho”. E nada mais lógico que a conhecida piloto Amelia Earhart, famosa por seu árduo labor à frente dos carros, ser a mais renomada das Amelias.
Encerramos esta seção com Mia, Layla e Zoe, que significam, respectivamente, “do mar”, “noite” e “vida”. Suas origens são as mais variadas. Enquanto o último vem da Grécia e é o quadragésimo em registros de novas recém-nascidas nos EUA, o primeiro nasceu na Escandinávia. Layla, por sua vez, foi criado no Oriente Médio.
Opções comuns com significados curiosos
Quem costuma ver muitos filmes produzidos nos Estados Unidos, provavelmente, já se deparou com uma Charlotte. Geralmente, elas são velhinhas que fazem bolinhos ou doces, mas podem ser também bebês! Originário da França, o nome significa uma palavrinha simples porém extremamente valiosa: “livre”.
Já Camilla, Evelyn, Chloe e Lilly significam, na ordem, “lindo pássaro”, “perfeito”, “verdejante e florescente” e “lírio”. Enquanto o primeiro e o último remetem a temas da natureza e possuem origens inglesas, o segundo se origina da Itália; o terceiro, Grécia. Este, por sinal, tem uma variação comum: , “Khloe”, encontrada também na celebridade Khloe Kardashian.
Vamos aos nomes finais desta seção de nomes femininos americanos, e que, sem sombra de dúvida, chamam atenção. O “primeiro dos últimos” é Scarlett. De origem inglesa, é forte e imponente, e aparece na famosa atriz Scarlett Johansson. Seu significado não poderia ser menos vivo e impactante: “vermelho”.
Por fim, o também comum “Maya” faz alusão ao sentimento materno, tendo como definição “aquela que é boa mãe”.
Bíblicos
A história dos Estados Unidos faz com que influências religiosas também estejam presentes em nomes femininos. Madison, bastante corriqueiro no país norte-americano, significa “Filha de Mateus”, e se origina da Inglaterra. Sua popularidade é tamanha que ele ocupa o vigésimo segundo lugar dentre os nomes femininos americanos mais comuns.
Hannah é outra opção muito encontrada na terra do Tio Sam. A alternativa vem dos hebreus e se manifesta em figuras muito conhecidas da atualidade. Entre elas, estão Hannah Dakota, Hannah Taylor, além das personagens Hannah Kay e Hannah Montana.
O nome também aparece no universo mágico de Harry Potter, nas personagens de Hannah Abbot e Hannah Phillips. Outras escolhas interessantes podem ser Salomon, Miriam, Hezekiah e Moses.
Confira agora uma lista com mais 40 nomes femininos americanos, cujas origens se diversificam e, por isso, constituem opções para os mais diversos gostos.
- Arianna
- Madelyn
- Elena
- Sarah
- Charlie
- Hailey
- Lila
- Callie
- Grace
- Elizabeth
- Kaylee
- Victoria
- Skyler
- Eleanor
- Addison
- Isabelle
- Bella
- Stella
- Liliana
- Mackenzie
- Anna
- Hazel
- Savana
- Natalie
- Gabriella
- Lillian
- Audrey
- Adeline
- Melanie
- Amaya
- Naomi
- Lucy
- Nyla
- Sophie
- Mary
- Allison
- Alice
- Eva
- Claire
- Zara
Nomes femininos americanos originais
A originalidade é um fator que, frequentemente, os papais e mamães buscam na hora de nomear suas filhas. Para aqueles que querem fugir do lugar comum, mas não apelar para opções extremamente exóticas ou inusitadas, também há muitas alternativas.
Os amantes da música e da cultura pop podem se inspirar em nomes como Drake, Sai, Dua, Lionel, Miley, Neil, Ray e Quincy. Quem gosta de pedras preciosas, por exemplo, pode optar por Jewel, Pearl, Onyx, Amethyst, Emerald, Ruby e Crystal.
Os apaixonados por moda, de repente, têm em Armani, Chanel e Valentino candidatas consideráveis. Se você gosta de Hércules, Zeus e os Deuses gregos, então, talvez, Ares, Calliope e o impactante Persephone são agradáveis para nomear as meninas.
Agora, você é cosmopolita ou amante da urbanidade? Então, pode se identificar com Boston, Viena e Denver. Se for apegado a valores, Liberty, Justice e Sincere são adequados.
Nenhum destes lhe satisfaz? Confira a lista com várias outras opções abaixo.
- Alexia
- Amelie
- Aurelia
- Bonnie
- Calliope
- Cameron
- Carolina
- Clementine
- Cleo
- Coraline
- Edith
- Estella
- Giana
- Greta
- Legacy
- Livia
- Mabel
- Mallory
- Maren
- Miriam
- Marlowe
- Monroe
- Navy
- Nellie
- Nori
- Palmer
- Regina
- Roselyn
- Samira
- Sia
- Tabitha
- Waverly
- Winnie
- Zoya
Alternativas incomuns
Esta seção é para os papais e mamães que, definitivamente, querem romper com os padrões vigentes e escolher nomes extremamente incomuns. Existem alternativas inspiradas em nomes de cidades ou personagens de produções artísticas, como pode-se perceber na relação a seguir.
- Nairóbi
- Veneza
- Roma
- Berlim
- Oceana
- Cloud
- Lake
- Fleur
- Snow
- Starla
- Blue
- Red
- Golden
Sofisticados
Aqueles que prezam por sofisticação na hora de nomear a filha podem gostar de uma ou mais das opções a seguir – algumas inspiradas em nomes de marcas.
- Astoria
- Azura
- Berlin
- Blanca
- Blue
- Callista
- Devina
- Dove
- Eugenia
- Fleur
- Kani
- Keva
- Lavender
- Lira
- Lotte
- Lourdes
- Nikita
- Oceana
- Olympia
- Peace
- Philomena
- Ravenna
- Rosella
- Suzette
- Venice
- Victory
- Zen
- Zoelle
Alguns nomes com apelidos comuns
Um ponto interessante a se observar no momento de decidir o nome da sua filha é o apelido que ela poderá receber na escola ou em qualquer outro ambiente que ela for frequentar. Veja alguns apelidos comuns para nomes femininos americanos.
- Alexandra – Alex, Sandy
- Alexia – Alex
- Angelina – Angel
- Barbara – Barbie, Barb, Babs
- Brittany – Britt
- Catherine – Cath, Cathy
- Deborah – Deb, Debbie
- Elizabeth – Liz, Lisa, Lizzy, Beth, Betsy, Betty
- Francine – Fran, Frannie, Frankie
- Gwendoline – Gwen
- Jaqueline – Jackie
- Jennifer – Jenn, Jenny
- Jessica – Jessy
- Joanna – Jojo
- Katherine – Kath, Kathy, Kitty
- Lucienne – Lucy
- Margarett – Maggie, Meg, Peggy, Peg
- Michelle – Michi
- Nicole – Nick, Nickie
- Pennelope – Penny
- Samantha – Sam
- Suzanna – Sue, Susie
- Valerie – Val, Vallie
100 sobrenomes frequentes
Se a sua intenção for optar por um nome feminino americano composto, ou seja, que inclua um sobrenome também de origem estadunidense, dê uma olhada nos sobrenomes que costumam compor esse tipo de combinação. Opção é o que não falta.
- Smith
- Johnson
- Williams
- Jones
- Brown
- Davis
- Miller
- Wilson
- Moore
- Taylor
- Anderson
- Thomas
- Jackson
- White
- Harris
- Martin
- Thompson
- Garcia
- Martinez
- Robinson
- Clark
- Rodriguez
- Lewis
- Lee
- Walker
- Hall
- Allen
- Young
- Hernandez
- King
- Wright
- Lopez
- Hill
- Scott
- Green
- Adams
- Baker
- Gonzalez
- Nelson
- Carter
- Mitchell
- Perez
- Roberts
- Turner
- Phillips
- Campbell
- Parker
- Evans
- Edwards
- Collins
- Stewart
- Sanchez
- Morris
- Rogers
- Reed
- Cook
- Morgan
- Bell
- Murphy
- Bailey
- Rivera
- Cooper
- Richardson
- Cox
- Howard
- Ward
- Torres
- Peterson
- Gray
- Ramirez
- James
- Watson
- Brooks
- Kelly
- Sanders
- Price
- Bennett
- Wood
- Barnes
- Ross
- Henderson
- Coleman
- Jenkins
- Perry
- Powell
- Long
- Patterson
- Hughes
- Flores
- Washington
- Butler
- Simmons
- Foster
- Gonzales
- Bryant
- Alexander
- Russell
- Griffin
- Diaz
- Hayes English