Nomes americanos masculinos

Montamos uma lista de nomes masculinos americanos para ampliar o cardápio de opções para nomear a nova vida que está para chegar.

 

Com a chegada de um filho, naturalmente, muitas decisões precisarão ser tomadas. E elas começam desde antes do nascimento, incluindo coisas mais básicas, como o enxoval de roupinhas, até outras mais permanentes, como o nome do bebê.

Vale lembrar que a cartela de opções não consiste apenas em nomes nacionais, pelo contrário. Nos últimos tempos, mamães e papais têm expandido esse leque de alternativas para batizar seus pequenos por meio de origens estrangeiras. 

Nesta matéria, especificamente, listamos uma série de nomes masculinos americanos, que podem ser bem interessantes para quem deseja aplicar sua criatividade.

 

Nomes americanos masculinos

Vamos começar por uma lista mais genérica, para depois separarmos algumas categorias.

 

Adam

Significa "homem" ou "homem formado na terra". Tem ligação com a palavra adama, que quer dizer “terra”, e é a versão inglesa de Adão. 

 

Anthony

É um nome bastante utilizado no idioma inglês. Sua origem vem da Grécia, e significa “valioso” ou “de grande apreço”. A versão em português deste nome é Antônio, sendo muito popular pela devoção a Santo Antônio, comemorado no dia 13 de junho e definido como o santo casamenteiro. 

O nome Antônio também ficou conhecido pelo famoso cônsul geral de Roma, Marco Antônio, amante de Cleópatra. A grafia sem a letra H também é usual. 

 

Benjamin

Nome elegante e delicado, Benjamin remete a um ótimo filho, carinhoso com a família e amigos, além de obediente. Originalmente, vem do hebraico Bin-yamín, sendo que ben remete a filho e yamin significa "mão direita". 

Como apelido, há opções muito populares, como "Benny", "Benja" ou simplesmente "Ben" - todas de fácil pronúncia e que remetem a um perfil acolhedor. 

 

David 

É a versão americana do nome Davi, originado do hebraico Dawid, que quer dizer "amado", "querido" ou "predileto". É um nome bíblico, citado várias vezes no livro de Salmos, no Antigo Testamento. 

Ganhou popularidade na Inglaterra por volta do século XII. Até hoje, faz sucesso em diferentes partes do mundo, seja na Europa, nos Estados Unidos ou no Brasil, variando a escrita. 

Ao escolher este nome, atente-se ao fato de que a versão americana faz com que a pronúncia seja "Dei-vid", com o "d" final bem sutil e a letra "a" com som de "ei". 

 

Ethan

É um nome inglês que deriva do hebraico e significa "forte", "resistente" e "duradouro". Esse nome aparece no Livro de Reis do antigo testamento da Bíblia.

A escritora Edith Wharton escreveu em 1911 um romance onde o nome Ethan é usado para seu personagem principal. Em 2010, Ethan foi um dos nomes mais populares para meninos nos Estados Unidos.

 

Henry

De origem germânica, significa "aquele que governa a casa''. Foi o nome de sete reis germânicos, quatro franceses e oito ingleses, sendo o mais famoso Henry VIII. 

 

Noah

O termo apresenta duas origens: hebraica e bíblica, que significam, respectivamente, "descanso" e "aquele de longa vida". Quanto à relação com a Bíblia, Noah corresponde, em português, a Noé - personagem cristão que construiu uma arca para salvar o povo do dilúvio. 

De acordo com a história do Antigo Testamento, apenas a família de Noé e um casal de cada espécie animal conseguiram se salvar. Dessa forma, ao mesmo tempo que Noah é um dos nomes americanos masculinos mais curtos, ele apresenta certa perseverança e plenitude por trás de seu significado. 

 

Ryan

De origem irlandesa, quer dizer "pequeno rei". Segundo a grafia inglesa, o nome é formado pelo prefixo "rí" (rei) e um sufixo de diminutivo, gerando então o sentido de "reizinho" ou "pequeno rei". De fato, é um nome popular nos Estados Unidos e que vem aparecendo cada vez mais em solo brasileiro. 

Dentre pessoas famosas internacionalmente com esse nome, temos os atores Ryan Reynolds, de "Deadpool" e Ryan Gosling, conhecido pelo aclamado desempenho no filme "Diário de Uma Paixão", de 2004. 

 

Michael

É a variação do nome em português Miguel, que vem do hebraico Mikhael, formado pelos elementos mikhayáh e El, reproduzindo o significado "quem é como Deus?". A ideia é, justamente, apontar que não existe ninguém como Deus. 

Estamos falando de um nome conhecido e popular nos Estados Unidos. Automaticamente, muitos o associam à estrela do pop Michael Jackson ou ao astro do basquete, Michael Jordan. 

Ao considerar esse nome, nessa grafia, imagine a pronúncia americana, onde o "Mi" lê-se "Mai". Caso essa não lhe agrade, você pode recorrer à versão em português, Miguel, ou ao hebraico Micael. 

 

Elias

Curto e de fácil pronúncia, "Elias" carrega um significado religioso de destaque: "o Senhor é o meu Deus". O termo tem influência bíblica, pois é apontado como um dos profetas de Deus, responsável por julgar a nação de Israel. 

Além disso, entre os nomes americanos masculinos, trata-se de uma escolha não rara no Brasil, com o IBGE apontando cerca de 200 mil pessoas em nosso território.

 

Nomes americanos tradicionais

 

James

Uma forma inglesa de Jaime, variação de Jacó, James é um nome comum nos Estados Unidos.

O termo significa "aquele que vem do calcanhar", o que possibilita associá-lo à história bíblica de Jacó, na qual, de acordo com o Antigo Testamento, o filho de Isaac e Rebeca - Jacó - nasceu segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo. 

No mundo da ficção, há o icônico personagem James Bond, criado em 1953 pelo inglês Ian Fleming, e que marcou diferentes gerações pelos filmes de ação.

 

Charles

Tem sua raiz na língua germânica, e significa "homem do povo". É um nome muito utilizado e podemos citar várias pessoas conhecidas, como o Príncipe Charles, primeiro na sucessão do trono inglês; Charles Dickens, consagrado escritor, além de Charles Miller, o grande responsável pela disseminação do futebol no Brasil.

 

John

É uma variação inglesa de João. Significa "Deus é cheio de graça" ou "agraciado por Deus", tendo derivado, originalmente, do nome hebraico Iohanan, formado pelos elementos Yah (Javé, Jeová, Deus) e hannah (graça). Costuma ser atribuído a pessoas justas, benevolentes e criativas. 

Enquanto João é o segundo nome masculino mais comum no Brasil, John é uma escolha mais rara, justamente por ser uma versão estrangeira. Existem variações em quase todos os idiomas do planeta, por exemplo: Juan, em espanhol; Jean, em francês; Johann, em alemão; Giovanni, em italiano. 

 

Christopher

Com uma ligação nítida ao termo Cristo, Christopher significa aquele "que traz Cristo consigo". Tem origem no grego Christophóros, composto por Christós (Cristo) e phóros (portador). Alguns teólogos associam o nome a São Cristóvão, santo conhecido por carregar Jesus Cristo nos ombros, o que culminou na definição deste nome.

Por ser um nome extremamente antigo, usado ao menos desde o século X, Christopher é até hoje muito popular no Reino Unido, assim como nos demais países de língua inglesa. 

 

Richard

De origem alemã, este nome tem sua versão brasileira em “Ricardo”, e quer dizer “príncipe forte”. Bastante popular e clássico, costuma ser apelidado de “Rick”. 

 

Robert

Outro nome originado na Alemanha, significa "aquele que brilha''. É bastante popular nos Estados Unidos - podemos, de cara, citar vários atores famosos, como Robert Wagner, Robert de Niro, Robert Pattinson e Robert Downey Jr. É comum que os norte-americanos assim batizados ganhem apelidos como “Rob” ou “Bob”. 

Em português, temos a versão “Roberto”. 

 

Thomas

Variação americana de Tomas, Tomás ou Tomé (oriundos do aramaico "Ta'oma"), significa "gêmeo", e ganhou popularidade por conta de Tomé, um dos apóstolos de Jesus. Como apelidos comuns, os estadunidenses usam Tommy e Tom. 

Uma curiosidade é que, nos EUA, o nome serve para homens e mulheres. Já no Brasil, existem apenas 100 cidadãos chamados Thomas; em contrapartida, há milhares de Tomas, sem a letra H.

Lista de nomes americanos masculinos

 

Nomes americanos descolados

 

Dylan

Originário do galês "dyllanw", que significa "grande mar", o nome ganha o sentido de "imensidão do mar". A simbologia também dialoga com uma figura da mitologia galesa: Dylan ail Don, deus do mar. Quem se chama Dylan, teoricamente, é uma pessoa intensa, bondosa e que ama desbravar o mundo. 

Nos Estados Unidos, o nome é usado para nomear meninos e meninas, sendo mais popular para o gênero masculino. 

 

Oliver

Opção exótica e elegante, Oliver é uma nomenclatura rara no Brasil. Surgiu do termo francês "Olivier", derivado do latim "oliva", que representa a oliveira - árvore das azeitonas. O perfil de alguém com esse nome consiste em serenidade, tranquilidade e bastante apego à família. 

Nos EUA, Oliver faz muito sucesso entre as recentes mamães. Segundo o Behind The Name, em 2018, esse nome alcançou a 5ª posição entre os mais usados. 

Para os fãs de literatura, talvez esse não seja o primeiro contato com o nome. Quem conhece o escritor Charles Dickens, provavelmente já ouviu falar do romance "Oliver Twist", publicado em 1838, onde são narradas as aventuras de um rapaz órfão. 

 

Kevin

Significa "nascido gentil" ou "belo desde o nascimento". Kevin é a variação inglesa do nome originalmente irlandês "Caoimhín", formada pelos termos antigos "cóem" (gentil, bondoso ou belo) e "gein" (nascimento/nascer). 

Um nome carismático e de forte presença, Kevin é incomum e marcante, inclusive pela inicial "K", rara no Brasil. Além disso, tem uma pronúncia fácil e direta, já que apresenta apenas duas sílabas.

 

Eric

Carrega a simbologia forte da águia, significando, do germânico, "aquele que governa como a águia''. Dessa forma, acredita-se que rapazes com esse nome tem forte instinto de liderança. 

Atualmente, Eric é relativamente popular no Brasil, com mais de 70 mil pessoas registradas, de acordo com o IBGE, sem contar a variação com o acréscimo da letra K (Erick).

 

Nomes americanos raros

 

Quentin

Um nome inusitado e diferente, que significa "quinto filho". Com certeza, é uma inicial que poucos nomes compartilham, principalmente no idioma português. Para os fãs de cinema, é impossível não associar o nome ao aclamado diretor Quentin Tarantino. 

 

Sebastian

Trata-se, segundo os principais estudos na área, de uma variação inglesa de Sebastião, que surgiu do grego "Sebastianós", cuja definição é “sagrado”. Marcante e refinado, Sebastian carrega esse sentido até hoje, também se expandindo para alguém "reverenciável". 

Na tradição cristã, existe a importante figura de São Sebastião, um soldado romano que viveu no século III, torturado e morto pelo imperador Diocleciano, após terem descoberto que ele era um seguidor de Jesus Cristo. 

Enquanto Sebastian é uma opção rara no Brasil, com menos de 2 mil registros, a versão adaptada “Sebastião” batiza quase meio milhão de pessoas por aqui.

 

Vincent

Versão inglesa de "Vicente", quer dizer "vencedor", "conquistador", e deriva do latim Vincentius, que, por sua vez, surge do verbo vincere (vencer). É um nome muito comum entre na língua inglesa, tido como uma escolha tradicional. Algumas opções de apelidos são Vince e Vinny. Dentre outros famosos assim batizados, temos o renomado pintor Vincent Van Gogh. 

E aí, quais desses nomes americanos atraíram sua atenção? Se você não quiser inovar tanto, priorize as opções mais simples para os nativos brasileiros, seja na hora de pronunciar ou de escrever. 

Leia também: Nomes femininos americanos.