Sonhar que está grávida

Sonhar que está grávida é um acontecimento até comum entre as mulheres, embora isso não signifique, obrigatoriamente, que a pessoa dará à luz em breve.

 

Depois de um dia de muito trabalho, nada melhor do que deitar na cama e repousar tranquilamente, sem grandes preocupações, não é mesmo? Porém, no momento em que o indivíduo dorme, uma das mais intrigantes manifestações do inconsciente pode acontecer: os sonhos. E um tipo de sonho, em especial, provoca inquietações em várias mulheres: o de estar grávida.

Para explicar não somente este tipo de sonho, mas a grande maioria deles, é importante aprofundar a avaliação sobre o inconsciente. Isso porque tais manifestações podem ser compreendidas de diversas formas, pois recebem a influência da vida pessoal, memórias conscientes, além do contexto no qual o indivíduo se encontra naquele período. 

Outra maneira de entender os sonhos, de acordo com uma parcela dos astrólogos, é a de que eles servem para que o cérebro organize as memórias, dê significado a certos acontecimentos do cotidiano e faça a manutenção do sistema neurológico. 

Antes de explicar potenciais significados do ato de sonhar que está grávida, é preciso entender mais sobre a análise dos sonhos de uma perspectiva psicológica.

Leia também: O que é o Método Ramzi? Ele realmente funciona?

Sonhar que está grávida

 

Os sonhos e a psicanálise

O pai da psicanálise, Sigmund Freud, enxergava o sonho como uma ferramenta que as pessoas tinham para colocar em prática desejos repousados no inconsciente. Já Carl Jung, outro importante psicanalista, acreditava que os sonhos deveriam ser vistos como mensagens do subconsciente. Por último, Edgar Cayce considerava tais manifestações como mensagens do ‘eu superior’ do indivíduo.

Em sua obra, Freud fez considerações relevantes a respeito do assunto. Ele defendeu que, além dos desejos, os significados dos sonhos podem trazer alusões a traumas sofridos ao longo da vida.

É importante dizer que esse acesso ao inconsciente, pretendido por Freud durante grande parte de seu trabalho, não seria fácil de ser obtido.

 

Freud e os desejos proibidos

Em seu livro “A interpretação dos sonhos”, Freud sustenta que os sonhos são responsáveis por, dentre outros aspectos, realizar desejos escondidos ou não bem vistos pelos padrões sociais vigentes. Exemplificando: costumes, cultura ou conceitos que são encarados como verdades absolutas em algumas sociedades, influenciados pela religião e pela moral de determinados povos. 

O sonho, portanto, é o espaço onde esses desejos reprimidos se manifestam, pois o inconsciente se expressa pelo fato de a mente estar relaxada.

Sonhar que está grávida

 

Sonhar que está grávida

O senso comum pode até acreditar que uma mulher, ao sonhar que está grávida, esteja realmente esperando um filho. Isso pode ser verdade; no entanto, existem outras possibilidades, que variam de acordo com os aspectos do sonho que a pessoa teve.

Caso o sonho com a gravidez venha acompanhado de memórias positivas, as ideias passíveis de surgir no inconsciente são: criatividade, crescimento e magia. Além disso, pode ser que a pessoa tenha um período de mudanças na vida, que englobe um novo projeto, ou uma ideia em processo de elaboração. Esses elementos justificam a figura da gestação no sonho.

Nesse processo de elaboração de algo novo na vida do sujeito, o papel do inconsciente, de acordo com estudiosos dos sonhos, é o de impulsionar tais ideias para serem aplicadas na prática. 

Psicólogos afirmam que, inicialmente, é preciso identificar possíveis interpretações em relação ao sonho, da perspectiva de um plano coletivo. Posteriormente, deve-se entender qual o significado que o sonho pode ter inserido no contexto da pessoa. Sonhar que está grávida pode ser um aviso dado pelo corpo à pessoa, de que ela está gerando vida.

Mulher durante o sono

 

Quando a gravidez do sonho é indesejada

Em situações desse tipo, o fato de a gravidez não ser desejada pela mulher pode indicar que ela vem sendo norteada por sentimentos como medo, insegurança e angústia perante os acontecimentos da vida. É comum que haja um problema na vida do indivíduo – às vezes de difícil resolução – que precisa ser encarado e resolvido.

Psicólogos aconselham que a pessoa que passou por essa situação mantenha sua mente aberta para facilitar a interpretação dos sonhos. Ter uma ideia cristalizada ou pouco flexível acerca disso não é uma boa alternativa; afinal, não há verdade absoluta nesse tema.

Os estudiosos da área da psicologia também dizem que não é necessário sempre ter uma resposta racional ou que siga uma lógica bem definida sobre as interpretações dos sonhos. É preciso, porém, que as pessoas se abram para os múltiplos entendimentos que essas manifestações do inconsciente podem ter. 

Por isso, sempre que houver um sonho – sobretudo indesejado – é oportuno que o indivíduo pergunte a si mesmo o que, exatamente, este sonho pode dizer sobre sua personalidade, do ponto de vista da consciência. Devem ser analisadas, atentamente, as impressões e sentimentos de quem sonhou, afastando a ideia de uma única verdade.

Mãe imaginando gravidez

 

Sonhar que está dando à luz

Um dos momentos mais aguardados da mulher que deseja ser mãe é o de dar à luz. Sonhar que está colocando um filho no mundo, entretanto, não quer dizer, obrigatoriamente, que a concepção ocorrerá em breve. Essa manifestação do inconsciente pode apenas sugerir que um projeto está pronto para vir à tona e entrar em prática.

Quando o sonho envolve um nascimento prematuro, existe a possibilidade de que haja uma ideia ainda imatura, faltando algum tipo de estímulo - interno ou externo - para que ela seja executada. Já em casos de sonho com aborto, há uma chance de o subconsciente estar manifestando um trauma, ou expressando que determinado projeto criativo deverá ser interrompido ou invalidado, caso ele tenha sido iniciado.

 

Sonhar com amamentação

Para encerrar, falaremos agora de um tipo curioso de sonho relacionado à maternidade: o de estar amamentando. Segundo entendedores do tema, ele representa a existência de um projeto ou objetivo novo, que precisa ou está sendo nutrido. 

Como perspectiva negativa, costuma-se compreender que alguém pode estar “sugando” a pessoa que teve o sonho, até que ela seque. Seu aparecimento é comum quando o indivíduo está passando por algum tipo de exploração, representado pelo ato de amamentar (sendo “sugada”). 

De forma geral, os sonhos que abrangem o tema de dar à luz nos permite entender que há um grande desejo na mulher. É preciso que se compreenda, essencialmente, a existência de uma vasta gama de emoções presentes nos sonhos, que, por sua vez, podem servir como um mecanismo pelo qual o cérebro redefine memórias e emoções coletadas no decorrer da vida. 

Por possuírem grande carga emocional, essas lembranças ocupam grande parte do nosso inconsciente. De tempos em tempos, é necessário que o cérebro busque selecionar o que precisa ser esquecido e o que deve permanecer em memórias.