Passos para o bebê comer

Vocês sabiam que para o bebê finalmente aceitar um alimento ele precisa passar por vários passos. Conheça eles:

  1. Tolerar olhar para o alimento
  2. Interagir com o alimento
  3. Cheirar o alimento
  4. Tocar o alimento (pode ser apenar tocar ou amassar com as mãos)
  5. Provar ou lamber o alimento
  6. E finalmente, experimentar

Para um bebê de 6 meses finalmente colocar a comida à boca não tem nada a ver com fome. Parece estranho, não? Os bebês querem imitar o que os outros fazem, em parte porque são curiosos, e em parte porque seus instintos lhe dizem que essa é a maneira de garantir que o que estão fazendo é seguro. Então não deveria surpreender-nos que eles queiram manipular a comida que veem nas mãos dos seus pais.

A curiosidade do bebê é tão intensa que, se ele tiver que pegar um objeto, vai praticar várias vezes os movimentos necessários para conseguir isso. E isso não tem a ver com fome, pois eles ainda não sabem ainda que os alimentos fora o leite sacia a sua barriga.

Assim, quando um bebê coloca comida na boca pela primeira vez, ele está tratando esse alimento da mesma forma que trataria um brinquedo ou qualquer outro objeto. Até que o alimento chega na sua boca, o bebê nem imagina que ele tem um sabor ou é comestível. Se ele consegue morder um pedaço, ele vai roê-lo com as gengivas, descobrindo o sabor e a sensação dessa experiência.

A sua motivação para manipular os alimentos só muda quando ele faz a conexão disso com a fome. Isso costuma acontecer em algum momento entre os 8 meses e o primeiro ano.

Precisamos dar OPORTUNIDADE para o bebê na hora da refeição, da mesma forma quando o estimulamos em outros aspectos da vida, como falar e engatinhar. Por isso é preciso muita paciência nesse período e vamos deixar ele ter contato com os alimentos antes de iniciar a alimentação!

Deixe o seu filho participar das refeições em família para ele entender o quão agradável é, assim ele verá um sentido naquilo. Ele vai tentar começar a imitar vocês e tudo irá correr naturalmente!

Alguns bebês começam a mostrar interesse pela comida mais cedo, alguns um pouco depois. Isso não é problema.

Lembrem-se que o mais importante nesta fase é criar um ambiente saudável, com a exposição de ingredientes saudáveis e nutritivos para que o seu filho possa comer bem para o resto da vida.

 

__________
Material desenvolvido pela Nutricionista Tatiana Carnevalli De Vuono.
Especialista em alimentação infantil pela UNIFESP/EPM
CRN 329674