Natação para bebês

Saiba mais sobre natação para bebês, uma das atividades físicas mais benéficas aos pequenos

Praticar atividades físicas é recomendado por diversos médicos e faz bem para todas as idades, inclusive aos bebês. Os médicos explicam que quanto antes começar, melhor, já que essa ação contribui bastante para o desenvolvimento motor da criança. Devido aos seus benefícios, a natação para bebês é uma das atividades físicas mais procuradas para o desenvolvimento dos pequenos.

Os primeiros anos de vida são marcados por um intenso processo de desenvolvimento e maturação. Por isso, muitos pais que desejam acelerar ou provocar esse avanço procuram aulas de natação para bebês antes do primeiro ano de idade.

Os médicos explicam que os bebês se desenvolvem de acordo com os estímulos que recebem. Portanto, levando em consideração que isso depende da exigência de tarefas, de fatores biológicos e condições do ambiente, quanto mais cedo seu bebê for estimulado, maior será o repertório motor e a aquisição de habilidades. O mesmo se aplica à facilidade de nadar e adaptação à água.

Ao contrário do que se pensa, o bebê já é adaptado ao meio líquido desde a gestação, pois ficaram imersos dentro da placenta formada pelo líquido amniótico. Assim, eles são capazes de executar diversos movimentos natatórios, demonstrando uma série de reflexos, comuns na primeira infância. 

Estímulos de atividades que busquem facilitar o desenvolvimento dos órgãos sensoriais das crianças, como tato, audição, olfato e visão, também são benéficos a elas. Para explorar ainda mais esse lado sensorial, o ideal é que a musicalidade também faça parte das aulas, pois estimulam a memória e aumenta o vocabulário.

 

Natação para bebês

Ainda que alguns médicos recomendem a prática de natação para bebês antes de se completar um ano de vida, tudo dependerá da avaliação do pediatra sobre o desenvolvimento do pequeno. Por isso, embora a natação para bebês tenha vários benefícios, consulte antes o pediatra para saber se já está na hora do seu filho entrar na água.

No entanto, começar antes dos seis meses tem as suas vantagens. Nessa idade, é provável que o bebê já tenha tomado todas as vacinas - por isso, o risco de infecções devido ao contato com a água e com outras pessoas diminui consideravelmente.

Podendo ser praticada em diversas piscinas, a natação para bebês não têm como principal objetivo ensiná-los a nadar, mas, sim, contribuir para o já mencionado desenvolvimento sensorial e motor.

Estudos apontam que, dentro da água, os bebês ganham consciência do seu corpo, aprendem a movimentar-se de modo diferente e experimentam novas sensações. A natação encoraja os bebês a serem mais confiantes, sociais, e a terem uma maior autonomia, especialmente se for feita em grupo com outros pais e bebês. 

Benefícios da natação para bebês

Ficou claro que a natação para bebês auxilia no desenvolvimento e maturação do bebê, especialmente nos primeiros anos de vida. Mas não é só.

A natação para bebês ajuda a melhorar a respiração do pequeno, pois aos poucos ele vai aprendendo a controlá-la, ativando também, assim, a circulação sanguínea. 

É importante destacar que muitos pais têm medo de matricular seus bebês na natação principalmente quando eles têm alguma doença respiratória, como asma. No entanto, a prática é benéfica mesmo assim, pois fortalece desde a musculatura torácica ao diafragma, tornando a troca de oxigênio mais fácil e natural. Assim, crianças com asma acabam apresentando uma melhora com a natação.

Além disso, a natação para bebês é realizada, geralmente, com um instrutor e um responsável junto à criança, aumentando a proximidade e a relação de segurança entre os envolvidos. 

Os benefícios da natação podem não só serem observados durante o exercício, como também depois dele. O sono do bebê melhora, além de seu apetite, fator extremamente positivo durante a introdução alimentar. Assim, talvez nem seja necessário adotar passos para o bebê comer  um determinado alimento.

Como se não bastasse, a natação para bebês faz com que ele aumente sua compreensão de tempo e espaço, desenvolvendo um contato mais seguro em meios aquáticos (piscina, mar, e até mesmo na banheira). Além disso, quanto mais cedo o bebê começar a nadar, igualmente ele já pode partir para o aprendizado no esporte.

Evolução do condicionamento físico, fortalecimento e aumento da resistência muscular são outras virtudes adquiridas pela criança com essa prática.

 

Tratando-se de aspectos que não se relacionam ao condicionamento físico, a natação para bebês ainda contribui para a formação, embora precoce, da inteligência emocional, que através de atividades específicas faz uma aproximação entre todos os bebês, seus familiares e o professor. 

Esse contato é de extrema importância para o desenvolvimento afetivo, visto que o controle emocional do ser humano é formado por volta dos 02 anos de idade.

Por fim, um estudo conduzido pela universidade australiana, Griffith University apontou que crianças que nadam desde pequenas evoluem física e mentalmente de forma mais avançada. Os pesquisadores notaram que as crianças entre três e cinco anos - e que haviam começado a nadar ainda quando bebês - desenvolveram suas habilidades verbais mais cedo, bem como a noção de entendimento.

Preocupações mais comuns sobre a natação para bebês

Por mais que muitos pais entendam os benefícios da natação para bebês, alguns ainda têm dúvidas e preocupações acerca dessa prática, especialmente em relação aos que ainda não completaram um ano de vida.

Um dos maiores receios é sobre a famosa dor de ouvido que muitos suspeitam ser causada pela água. No entanto, é possível evitar esse problema. 

A dor de ouvido geralmente ocorre quando a água da piscina não está bem tratada. É importante que a equipe que administra o local fique atenta e cheque se o cloro está com pH neutro e pouco concentrado, bem como se a água está na temperatura ideal (por volta de 26ºC). 

Uma atitude que pode ajudar a evitar o problema é enxugar bem o ouvido da criança após sair da água e depois do banho. Isso porque a umidade favorece a proliferação de bactérias causadoras de otite, podendo gerar dores e incômodos no bebê. Além disso, alguns professores e médicos indicam uso de um tampão moldável, acessório que evita a entrada de água no ouvido.

Outra preocupação frequente é com relação ao surgimento de alergias nos bebês. Normalmente, em piscinas de clubes e escolas, coloca-se muito cloro para evitar a tal proliferação de bactérias e fungos. 

No entanto, quando a concentração de cloro está alta demais, a criança pode desenvolver alergias, como a vermelhidão nos olhos e alguns edemas na pele. Porém, caso o pequeno seja alérgico ao cloro, é indicado que ele use uma piscina que receba outro tipo de tratamento, como sal ou ozônio.

Além da natação, outras atividades físicas benéficas para bebês

Ainda que a natação seja uma das atividades físicas mais benéficas para os bebês, ela não é a única.  Por isso, direcionar a criança para qualquer exercício desde cedo é essencial para desenvolver força muscular, flexibilidade e resistência. 

Além disso, todos os tipos de atividade física estimulam o metabolismo ósseo, aumentam a capacidade respiratória e cardíaca, melhoram o humor, o apetite e previne a obesidade. Se a prática permanecer a longo prazo, ela pode até diminuir o risco de hipertensão e diabetes.

A natação é um esporte indicado para bebês, embora não haja idade certa para a iniciação. 

A partir dos dois ou três anos de idade, já são permitidas outras atividades, sobretudo envolvendo dança, como balé e capoeira. No balé, por exemplo, as crianças realizam movimentos que trabalham alongamento, flexibilidade, postura, fortalecimento muscular, criando consciência corporal e deixando a timidez de lado.

Agora, caso os pais considerem os exemplos acima muito arriscados, yoga é uma boa recomendação. Yoga para gestantes é algo bastante frutífero para mães (pais, também) e bebês durante a gravidez, mas os pequenos podem dar sequência à atividade no mundo aqui de fora. 

De acordo com especialistas, as diferentes posturas do yoga, que trabalham com alongamento, concentração e flexibilidade, fazem a criança criar consciência corporal. Além disso, na yoga - bem como na natação para bebês -  a respiração também é treinada para acompanhar os movimentos.

 

Em suma, é fundamental que os seres humanos comecem a realizar atividades físicas desde cedo, e a melhor e mais completa atividade é a natação. A prática pode desenvolver ainda mais os sistemas motores e sensoriais da criança, bem como auxiliar na criação de uma inteligência emocional e na interação social com o mundo à sua volta.