Mama dolorida é sinal de gravidez

 

Sim, mama dolorida é sinal de gravidez. Mas é importante saber o porquê disso e entender outros aspectos.

 

Será que mama dolorida é sinal de gravidez? Com certeza pode ser um indício. Afinal, sensibilidade e dor no seio são um dos sintomas iniciais da gestação. Desde as primeiras semanas, muitas mulheres passam a notar algumas alterações nesta região. 

É preciso ter em mente que, após a fecundação do óvulo, muitas transformações começam a acontecer no corpo da futura mãe. Isso inclui os seios, que precisam passar por todo um preparo da estrutura mamária para a produção do leite materno. As mamas passam a crescer em um ritmo acelerado, a pele na área onde o leite começa a ser produzido, amadurece. Os ductos internos ficam mais permeáveis e os tecidos mais espessos. 

Gestante apalpando os seios

 

Levando esses fatores em consideração, podemos dizer que sim: a mama dolorida é um sinal de gravidez. As mulheres certamente reconhecem quando seu período menstrual está próximo devido a sensibilidade diferenciada que sentem nos seios, a sensação durante a gravidez é um pouco semelhante, porém potencializada.

Entretanto, todo esse desconforto faz parte de uma etapa muito importante ao passo que este é o mecanismo que o corpo utiliza para preparar a mãe para a amamentação. 

 

Alterações nos mamilos

Agora, ficou mais fácil entender que a mama dolorida é sinal de gravidez, mas o escurecimento dos mamilos também podem ser um forte indício. Durante a gestação, diversos hormônios são liberados e eles também provocam reações nas células responsáveis pela coloração desta pequena região, podendo torná-los mais escuros. 

As futuras mães que já possuem mamilos escuros tendem a demorar a notar essa mudança ou, em alguns casos, não chegam a perceber. É possível observar também o inchaço nos seios. 

No início, a mudança de pigmentação pode apresentar uma coloração arroxeada. Outra alteração que pode ocorrer com relação aos mamilos, é o surgimento de uma aréola secundária, porém mais clara, pouco delimitada e mais externa.

Grávida apalpando a barriga

 

Nas aréolas podem surgir ainda os chamados tubérculos de Montgomery que, embora possua um nome um tanto quanto pomposo, trata-se apenas da presença de pequenos carocinhos, com tamanho semelhante a uma espinha. Todavia, os tubérculos de Montgomery são indolores e se concentram apenas nesta zona periférica dos mamilos.

Conforme o período de lactação evolui, essas pequenas glândulas se tornam mais salientes, e sua principal função é a produção de uma secreção lubrificante para a proteção do mamilo. Afinal, durante a gestação, muitas mulheres sofrem com o ressecamento nesta área.



Mama dolorida é sinal de gravidez, mas e a barriga?

No início da gestação, é um pouco mais complexo para as mulheres entenderem o que de fato está acontecendo com seu corpo. Isso porque, os seios ficam grandes muito rapidamente, enquanto a barriga leva algum tempo para começar a aparecer. Esse fator, inclusive, faz com que muitas pessoas demorem a descobrir a gravidez. 

Mas a grande questão é que, tanto o útero quanto as mamas ficam muito maiores quando se está à espera de um bebê. Entretanto, o útero, além de ser um órgão interno, fica muito bem protegido pela pelve e o crescimento demora a ser notado. Enquanto os seios, que são externos, transparecem cada mudança de forma muito mais rápida.

Via de regra, a barriga de grávida só começa a aparecer de fato a partir do segundo trimestre, mas é no terceiro trimestre que ela realmente fica com o aspecto que toda futura mãe sonha em ter. 

 

Outros sinais de que um bebê pode estar a caminho

Mama dolorida é sinal de gravidez, entretanto, outros sinais também podem ser observados e devem ser levados em consideração. O atraso na menstruação é sinal clássico e tido como o mais comum entre os primeiros sintomas, especialmente quando a mulher tem um ciclo regular. Para mulheres que possuem ciclos irregulares, isto é, que possuem atrasos de até dois meses, fica um pouco mais difícil identificar a partir deste fator. 

Ocasiões onde ocorrem enjoos e náuseas, principalmente no período matutino, também podem ser vistas como um indicativo de gravidez. Isso ocorre porque, após a fecundação, a concentração do hormônio Beta HCG passa a ser muito maior no organismo feminino e ele estimula o centro do vômito por, pelo menos, 10 semanas de gestação.

Gestante sentindo enjoo

 

Assim como a mama dolorida é sinal de gravidez, o inchaço no corpo também pode ser. Entretanto, quando o edema se espalha para diversas regiões, como rosto, braços, pernas, tornozelos e pés, a gravidez muito provavelmente está entrando em seu terceiro trimestre. E sim, muita gente descobre apenas neste estágio, especialmente se houver sangramentos durante a gestação, que levam a mulher a crer, erroneamente, que sua menstruação está em dia. 

Embora não seja um sintoma chave para a descoberta, dores de cabeça podem se fazer presentes e constantes na mulher grávida. Esse efeito se dá pelo aumento acentuado e repentino de progesterona. 

Com o aumento ritmado de progesterona e Beta HCG no corpo, pode acontecer uma queda na pressão arterial da futura mãe. Com isso, a mulher passa a sentir uma excessiva sensação de sonolência, fadiga e cansaço. Então, estes sintomas somados à enjôos e inchaços, podem ser um forte indício de que existe um bebê se desenvolvendo no útero. 

Além disso, desde o início da gestação as dores nas costas começam a aparecer, especialmente por conta de todas as mudanças que estão ocorrendo muito rapidamente no corpo. Por outro lado, esse tipo de desconforto é muito acentuado nas semanas finais da gravidez, devido ao peso da barriga, dificuldade para sentar ou encontrar posição para dormir. 

 

Alterações acentuadas no organismo

Embora o assunto principal seja entender os sintomas que levam à descoberta de uma gestação, como: mama dolorida é sinal de gravidez. Existem outras alterações que ocorrem no organismo feminino que precisam ser compreendidas para que as futuras mamães se preparem para estes eventos. 

Com a ação dos hormônios no início da gravidez, a vontade de urinar se torna constante. Posteriormente, já no terceiro trimestre, o peso do útero comprimindo a bexiga torna essa urgência ainda maior. Esses hormônios também influem no peristaltismo, isto é, a reação do intestino para empurrar os alimentos pelo tubo digestivo, o que pode levar à prisão de ventre. 

 

Os desejos de grávida

Grávida se alimentando

 

É verdade que mama dolorida é sinal de gravidez, mas as alterações no olfato e paladar também podem ser. Certamente você já ouviu falar na expressão "desejo de grávida", onde a mulher sente a necessidade de comer alguma coisa muito específica, muitas vezes algo que ela sequer gostava antes da gestação. Esse fenômeno se chama perversão degustativa e olfativa. Devido à ação hormonal, as mucosas sofrem alterações que, inclusive, podem fazer a gestante simplesmente não tolerar algum alimento que adorava anteriormente.

Por fim, é preciso reconhecer que todas essas mudanças e sintomas variam de mulher para mulher. Existem aquelas que sentem enjoos durante toda a gravidez, enquanto outras passam pelo processo sem sentir qualquer náusea. Há também aquelas que não sentem desejos ou dores de cabeça, enquanto outras sentem exacerbadamente. Então, é importante conhecer todos esses tipos de alterações no corpo, afinal, durante a gravidez a futura mamãe estará mais familiarizada e pronta para reconhecê-los caso um ou vários deles se apresentem.

Após a descoberta, é importante procurar um médico obstetra de confiança e seguir à risca todas as orientações do pré-natal para que estes impactos sejam enfrentados da melhor forma possível e para que a mulher usufrua desde o início deste processo. Por isso, não se esqueça, mama dolorida é sinal de gravidez e se isso ocorrer em meio à uma fuga do padrão já conhecido durante o ciclo menstrual, é importante investigar.