Janela do sono

Conheça de vez a definição da janela de sono e como garantir o melhor cenário para a criança e a família ao seguir as orientações adequadas.

 

Quando um bebê chega ao mundo, muitas adaptações são feitas, inclusive na rotina familiar. Uma das áreas mais afetadas após o nascimento do novo membro é o sono de todos que estão à sua volta. Tendo em vista a importância do desenvolvimento nessa fase da vida, fica fácil entender o porquê de os bebês não conseguirem ficar acordados durante muito tempo. Afinal, eles estão evoluindo a cada instante - e dormir é um fator essencial para que tudo funcione.

Um conselho dado para a maioria das mães versa sobre a extrema importância de se respeitar a janela do sono do bebê. Essa afirmação está correta. Mas, você sabe como fazer isso do melhor modo? E, aliás, o que é a janela de sono?

Continue lendo para esclarecer esses e outros aspectos!

 

O que é a janela de sono?

Começando pelo básico: a definição de janela de sono é o período entre duas sonecas em que o bebê fica ativo, disposto, sem apresentar indícios de irritação ou cansaço. Resumidamente, trata-se do momento no qual bebê está acordado e sem demonstrar quaisquer sinais de sono. Interações bastante animadoras ocorrem nessa faixa, quando o filho brinca, está tranquilo e sorri.

 

No entanto, esse cenário se altera a partir do instante em que o bebê acusa indícios de que precisa dormir novamente. Pode haver choro, irritação, bocejo etc. - tudo isso mostra que passou o tempo da janela do sono, o que pode gerar uma dor de cabeça para a família inteira. Então, qual é o tempo dessa janela do sono? Os números variam e não precisam ser seguidos tão rigidamente, sempre colocando em primeiro lugar a criança em questão. A lógica é simples: quanto menor for a idade, menos tempo de janela.

Portanto, um recém-nascido, de até um mês, apresenta um intervalo ativo de apenas 40 minutos, no máximo. Se tiver de dois a quatro meses, costuma ser de uma a uma hora e meia.

Leia também: O que fazer quando o bebê está com cólicas?

 

Já o bebê de aproximadamente seis meses conseguirá manter-se acordado por volta de duas horas e meia. Atingindo um ano completo de vida, talvez já seja possível estar desperto por 4 horas, sem que as atividades do bebê sejam prejudicadas.

Como dito anteriormente, as tabelas são a parte menos importante, servindo apenas como um guia. Não há necessidade de ficar marcando o tempo no relógio. O importante mesmo é reconhecer e respeitar o que seu bebê tenta demonstrar. Cada rotina é única.

 

Orientações e dicas

Tendo estabelecido que não há receita pronta para coordenar o sono de um indivíduo tão pequeno, confira algumas orientações e dicas que podem ajudar a identificar a janela do sono do bebê, ou a entender como gerenciar tudo o que a envolve.

 

Identifique o quanto antes os sinais de sono

Não espere o bebê começar a chorar ou fazer birra. Antes disso, sempre haverá pequenas sinalizações de que ele quer dormir. Cada criança terá a sua maneira de demonstrar para os pais que está com sono: muitos coçam o olhinho (ou a orelha); alguns bocejam e lacrimejam; enquanto outros ficam mais chorosos e irritados.

Assim que aparecerem os primeiros indícios, tente prepará-lo para a soneca. Não insista em deixá-lo acordado. Nessa etapa da vida, é normal haver sono em grande quantidade.

 

Evite extrapolar o ponto em que a janela do sono passou

Um aspecto essencial é não deixar que os sinais de sono se alastrem. Isso apenas mostra que a janela do sono não foi respeitada, e ainda pode deixar o bebê mais birrento nas próximas vezes que sentir vontade de dormir. Afinal, eles não gostam nada quando seus desejos não são atendidos prontamente!

Em outras palavras, nunca deixe o pequeno ficar chorando por muito tempo; isso só transformará a pré-soneca num momento estressante para todos. Tente pegar o recado logo nas primeiras manifestações de sono.

 

Crie o seu próprio ritual de sono

Para o bebê dormir melhor e mais rápido, um ritual pré-soneca pode ser uma ajuda e tanto! Leve-o a um ambiente tranquilo, calmo, com iluminação mais escura, móveis e acessórios aconchegantes. Esse também pode ser um momento bacana para você que é mãe: acolher o seu bebê no colo, cantar ou colocar uma música são algumas atividades que podem auxiliar no sono.

É importante lembrar que o sono diurno geralmente leva mais tempo que o sono noturno para se estabilizar. Portanto, podem ser necessários alguns dias até o seu bebê apresentar uma consistência nos horários e a rotina ser, de alguma forma, estabelecida.

Obviamente, alguns dias fugirão do cronograma usual - e não há problema nisso. O principal aspecto é que você continue buscando reconhecer os primeiros sinais de que seu filho está cansado, respeitando a janela do sono e buscando o cenário ideal para a soneca.

 

O que não fazer

 

Não coloque o bebê para dormir só porque já se passou determinado tempo

Não se oriente por horários fixos, mas, sim, pelo comportamento individual do seu filho. Observe bem as atitudes dele antes de qualquer coisa. Se ainda estiver animado, não é preciso forçá-lo a dormir só porque passou uma certa quantia de tempo ativo. Preste atenção aos detalhes.

 

Ao perceber a criança irritada, não fique se esforçando para distraí-la

Nessas horas, um brinquedo, graça ou melodia talvez não ajude. Confira se esse não é um recado de que o período da janela do sono se esgotou. Se sim, leve a criança para um ambiente tranquilo, por meio daquele já estabelecido ritual.

 

Não tente deixar o bebê acordado o máximo possível durante o dia

Frequentemente, circula o mito de que uma boa alternativa para regular o sono do bebê é não colocá-lo para dormir no período diurno. Justificativa: assim, ele ficará exausto e dormirá à noite.

Mas isso não funciona! Na realidade, atrapalha tudo. Uma criança que é hiper estimulada, sem que respeitem as suas janelas, fica muito mais irritada. Dessa forma, seu sono noturno será muito mais leve e, ainda, será difícil trazer relaxamento nesse tempo, já que as atividades cerebrais estavam a todo vapor o dia inteiro.

Em síntese, respeite o momento do seu pequeno.

 

Conclusões

Não espere o bebê ficar irritado! O mais importante sobre a janela de sono é saber respeitar o tempo da criança, além de identificar os sinais de cansaço. Se os responsáveis forem capazes de fazer essa análise, garantirão maior sossego em casa, com mais harmonia para todos os moradores.

Mais uma vez, reforçamos: cada caso é unico. Portanto, deve-se fazer uma observação individual. Não se apegue a tempos fixos; priorize notar pequenos indicativos de fadiga gradual, e, às vezes, traçar uma média do tempo que o seu filho aguenta ficar “ligado”. Afinal, cuidar da saúde da criança da melhor maneira também ocorre justamente ao não seguir padrões gerais.

Quando a janela do sono de cada bebê é respeitada, ele dormirá por muito mais tempo, a ponto de surpreender positivamente a mãe.

 

Quanto menor seu filho for, menos tempo consegue ficar acordado com disposição. Portanto, é normal - e vital - que suas sonecas durem bastante!

E aí, será que com essas dicas fica mais fácil gerenciar o sono em casa? Lembre-se que o ciclo de sonecas do bebê não precisa virar um pesadelo para os pais. Observando tudo com atenção, é possível manter um contexto calmo e relativamente equilibrado.