É muito importante incentivar hábitos diários de limpeza da boca da criança logo nos primeiros meses de vida do bebê. A recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria é que se comece a escovação tão logo o primeiro dente de leite apareça.
Depois da erupção dos primeiros dentes de leite, a higiene oral do seu bebê deve ser realizada da mesma maneira que a dos outros membros da família, isto é, depois das refeições e, principalmente, antes de dormir. Durante a noite, a produção de saliva diminui e a secreção presente na boca protege os dentes ao longo das horas de sono, por isso, este é o momento em que a higiene oral é mais necessária.
A escova ideal para iniciar o hábito da limpeza dos dentes deve ser adequada ao tamanho da boca da criança e com cerdas super macias. Caso os pais queiram ou necessitem fazer a higienização antes de os dentes nascerem, pode-se utilizar apenas gaze ou pano com água.
Já em relação ao creme dental, é recomendado que seja um produto com a presença de flúor em sua composição, para prevenir a cárie dentária. Uma vez que existe o risco de o bebê engolir um pouco do creme, é recomendado que se aplique uma pequena quantidade na escova, equivalente a um grão cru de arroz (0,01g).
A maior parte dos dentes de leite são espaçados. Caso eles estejam muito juntos um do outro e a escova não consiga alcançar certas áreas, você pode gentilmente passar o fio dental entre eles.
Bebês podem ter cárie dentária e gengivite. Quando isso acontece, frequentemente estão associadas a má higiene oral, especialmente quando falta escovação antes de dormir (tanto o sono durante o dia, quanto durante a noite). Quando a cárie dentária é identificada, deve ser tratada imediatamente, porque poderá destruir rapidamente os dentes de leite. Quando não é tratada, o bebê pode sofrer de dores severas, afetando seu desenvolvimento e bem estar geral.
A ocorrência de sapinho (candidíase) também é comum e, geralmente, causada por fungos. Pontos ou placas esbranquiçadas podem aparecer na boca do bebê por vários motivos, como beijos de adultos, brinquedos, e falta de limpeza. Uma boa higiene oral e a limpeza dos brinquedos do bebê ajudam a prevenir o sapinho.
Existem alterações e patologias menos comuns, que também podem aparecer na boca do bebê, quando isso ocorrer, o seu dentista examinará a boca do bebê com cuidado e atenção.