Tamanho de roupas de bebês

Já no enxoval, mãe e pai colocam as roupinhas que o pequeno vai usar; mas, se o bebê nascer grandinho, é possível que pule uns tamanhos. Por isso, fique atento ao tamanho de roupa de bebês para não errar na hora de comprar!

Cuidar de criança não é tarefa fácil, sobretudo nos primeiros meses de vida. Os pequenos geram diversos gastos para os responsáveis, desde a alimentação, remédios, até o tamanho da roupa. 

É muito comum pais de primeira viagem terem dúvidas em relação a diversos aspectos sobre o tema  Inclusive, uma das dúvidas antes e depois do nascimento do bebê relaciona-se ao tamanho de roupa do bebê que deve ser comparada.  

Essa questão envolve diversos fatores: design estético; tamanho; corte da peça; se ela é confortável ou não; se deixa a criança segura e protegida; se está de acordo com o clima do ambiente, entre outros tópicos. 

É interessante lembrar que o mercado da moda é muito diverso, e o nicho de roupa infantil apresenta índices de procura surpreendentes, com muitos empreendimentos apresentando resultados positivos. 

Uma das questões mais incríveis a se perceber quando o assunto é moda infantil é que, desde criança, já é possível identificar a personalidade dela. Assim, conseguimos também notar suas preferências em relação a moda. Até mesmo bebês - aqueles com idade mais avançada - sabem mostrar tais gostos para suas vestimentas. 

Dicas para escolher a roupa certa para o seu bebê

Como dito anteriormente, a chegada de um bebê pode demandar muitos cuidados. Esse zelo ajuda a criança a se manter calma e confortável

O tamanho de roupa para bebê está entre as principais dúvidas que cercam a moda para crianças; afinal, o desenvolvimento desses pequenos pode ocorrer muito rapidamente, tornando a tarefa de comprar suas roupas cada vez mais difícil. 

Esse assunto é tão pesquisado entre os clientes brasileiros, que as indústrias de moda do país acharam mais simples e coeso adotar as medidas e tamanhos que vão de acordo com a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. 

Tais medidas são gerais, e, na dúvida, é recomendável conferir a tabela abaixo para saber qual tamanho de roupa de bebê é mais indicado para o seu pequeno. Confira: 

Tamanhos de roupa de bebês

Tamanho RN

O bebê usa RN por pouquíssimo tempo; por isso, algumas mães preferem nem comprar desse tamanho. Bebês que nascem grandes ou acima da média nem precisarão usá-lo, começando, assim, direto pelo tamanho P. O peso tido como normal para um recém-nascido é entre 2,5 e 3,8 quilos, enquanto o comprimento varia entre 46 e 54cm.

Portanto, quando a mamãe já sabe, através do pré-natal, que o bebê nascerá grande ou pesado, ela pode ignorar o tamanho RN. Porém, se souber de antemão que o bebê nascerá menor ou dentro da média, é melhor comprar algumas roupinhas dessa numeração. O ideal é que sejam de manga longa, calça comprida, sempre bem quentinhas, exceto em regiões onde a temperatura costuma ser alta.

Tamanho P 

Nessa fase, o bebê ainda vai utilizar culote, pagão e macacão longo, mas já pode usar camisetinhas, conjuntinhos, vestidos, além de tomar banho de sol nos dias quentes.

Tamanho M 

Com o bebê mais ativo, vale a pena investir em roupas confortáveis para o dia-a-dia que facilitem os movimentos. Evite os seguintes itens: elásticos apertados; tecidos ásperos; botões; tudo o que atrapalha o bebê a dormir, sentar e engatinhar. Guarde as roupinhas modernas e cheias de detalhes para passeios e festinhas. 

Tamanho G 

A maioria dos bebês param de usar macacão nesta fase. Conjuntos de calça, camiseta e agasalho são melhores para os movimentos do pequeno, pois nessa etapa eles já estão engatinhando com força total. 

Tamanho GG 

Nem todas as confecções oferecem o tamanho GG. Algumas pulam do G para 1 ano, mas é bom ter algumas peças GG para aquele momento em que um tamanho está pequeno e o outro ainda está grande. 

Inicialmente, o ideal é comprar roupinhas do RN ao M, porque essas peças serão usadas nos primeiros meses. Compre tamanhos maiores conforme o bebê for crescendo. Dessa forma, você conseguirá investir em peças adequadas para cada estação.

Tamanho 1 Ano 

A roupa para essa idade deve ser confortável e atender as necessidades gerais do dia-a-dia. A mamãe provavelmente irá querer comprar itens da moda, com cores e estampas atuais. Nessa idade vale todo tipo de roupa, do confortável ao chique, adequando-as conforme a necessidade. 

Tamanho 2 Anos 

Apesar da nomenclatura, a criança normalmente passa a usar esse tamanho com 1 ano e meio, ou até antes, dependendo do seu desenvolvimento. As roupas devem ser confortáveis, mas vale investir no que chama atenção.

É bastante comum haver dúvidas sobre o tamanho de roupa de bebê, e consequentemente, em relação às medidas importantes, pois são raros os momentos que o cliente consegue provar a peça antes da compra.

Na realidade, dependendo da idade dos pequenos, é recomendado que a roupa não seja colocada antes de ser lavada, visto que ela pode conter muitas bactérias potencialmente prejudiciais ao bebê. Sobretudo no atual contexto de pandemia de Covid-19, no qual o vírus pode se instalar em tecidos, é de fato importante fazer uma boa lavagem.

Outro ponto a se destacar é saber que essas tabelas com tamanhos das peças produzidas pela indústria de moda infantil também ajudam o cliente que opta por comprar roupas online. O e-commerce vem crescendo no Brasil e no mundo, e, nesses casos, experimentar a roupa também não é uma opção. Assim, para compras mais certeiras, ter em mente os números corretos torna-se essencial. 

Mas afinal, como saber as medidas da criança para conferir a tabela antes da compra? Leia as dicas a seguir: 

Medindo a altura do bebê

1 - Bebês mais novos não ficam em pé sem a ajuda de um adulto, então é interessante que alguém dê apoio à criança, segurando-a no momento; 

2 - Tire qualquer calçado e roupas volumosas que ela esteja vestindo, para não interferir na medição;

3 - Deixe o bebê o mais reto possível; paralelamente, coloque uma fita métrica de tecido - ou outras formas de régua para medir sua altura - e anote os centímetros. 

Medindo o tórax do bebê 

1 - Levante os braços do bebê, e passe a fita métrica no nível das dobras das axilas; 

2 - Para conseguir mais precisão, abaixe os braços do bebê e ajuste a fita; 

3 - Anote os centímetros.

Medindo a cintura do bebê

1 - Posicione a fita métrica na parte mais fina da cintura, ou seja, acima do umbigo do bebê; 

2 - Ajuste bem a fita para medidas mais precisas; 

3 - Anote os centímetros.

Medindo o quadril do bebê

1 - Posicione a fita métrica na parte mais larga do quadril, perto dos ossinhos do bebê;

2 - Ajuste a fita métrica;

3 - Anote os centímetros.

Outras dicas importantes antes de comprar roupas para o bebê

É fundamental reforçar, como dito anteriormente, a atenção ao tamanho da roupa do bebê, para que se garanta a ele maior conforto.

Roupas muito apertadas podem causar assaduras bastante incômodas. Já peças muito grandes são capazes de prejudicar a locomoção da criança, deixando-as menos protegidas enquanto algum adulto está a carregá-la.

Lembrando também que, na hora da compra, não só o tamanho de roupa de bebê precisa ser pensado com cuidado, mas também o tipo de tecido e o estilo de corte da peça. Alergias a certos materiais devem ser percebidas aqui. 

O Brasil é um país com diversos climas ao longo do ano. Desse modo, não deixe de contar com opções para calor, frio, além da famosa “meia-estação”. Tudo isso irá ajudar a proteger seu bebê de doenças e resfriados.

Você também leu aqui que o desenvolvimento de uma criança acontece em um espaço de tempo muito curto. Logo, altos gastos são previstos durante essa fase. Entre os principais deles está o investimento em roupas, já que elas vão se perdendo, deixando de servir, sendo obrigatório comprar novas peças. 

Assim, doe as roupas do seu bebê! Muitas mães, pais e responsáveis não têm condições financeiras para atualizar o guarda-roupa dos seus pequenos tão frequentemente. A criação de uma rede de auxílio ajuda não só na obtenção de roupas, mas também na saúde e bem-estar de seus filhos. Uma coisa puxa a outra.  

Escolher tamanho de roupa de bebê costuma ser uma tarefa complicada, especialmente para os pais de primeira viagem. Portanto, atenção às tabelas de medidas! Mesmo que elas trabalhem com médias gerais, os números são bem aproximados do tamanho real do bebê. 

Agora, a tarefa mais difícil dos pais será escolher quais roupas comprar dentre todas, tão estilosas e aconchegantes, já que selecionar o tamanho delas ficou fácil depois de ler todas essas instruções que a NUK separou para vocês!