Música na gestação

Música faz bem pra gestação? Quais os benefícios? Existe algum tipo de música para grávida? Descubra as respostas para essas perguntas!

 

Ouvir música é sempre bom, não é? Todo mundo tem aquele som capaz de animar mesmo nos dias mais complicados. Para as grávidas é melhor ainda. A música para gestantes tem milhares de benefícios, não só a ela, como também ao bebê. 

 

Memória durante a gravidez

Após o quinto mês de gestação, o bebê está com o aparelho auditivo completo, já sendo capaz de ouvir sons. 

Em 2016, pesquisadores da Universidade de Helsinki, na Finlândia, fizeram um experimento: tocaram a mesma música para os bebês em três momentos diferentes: 1) quando ainda estavam na barriga da mãe; 2) logo após o parto; 3) aos quatro meses de idade. E o resultado foi surpreendente. 

A pesquisa concluiu que os pequenos são capazes de reconhecer melodias ainda dentro do ventre. Ou seja, a música durante a gravidez estimula atividades cerebrais no feto ao ponto de gerar memória. Uma memória adquirida ainda na barriga da mãe.

 

Benefícios

Por conta disso, o bebê pode ter uma facilidade maior para aprender a falar. Também é um recurso que pode ser utilizado para acalmá-lo, pois ele desenvolverá uma certa afeição por ela. A canção ainda pode gerar conforto e tranquilidade ao feto, deixando-o mais calmo e atenuando o desconforto para a mãe. Inclusive, especialistas apontam que este pode ser um fator de redução de cólicas e mal estar durante a gestação.

 

Volume

Mas não coloque ou cante a música tão alto. O líquido amniótico é um ótimo condutor de ondas sonoras. Além disso, pesquisas apontam que a exposição a volumes muito altos durante a gestação aumenta a chance de parto prematuro, baixo peso ao nascer ou, ainda, perda auditiva. O som deve ser colocado em volume moderado: aproximadamente 65 decibéis. Se tocado por muito tempo, reduza para 50.

 

 

Qual é a música de gestante?

Não existe um tipo de “música de gestante”.  O critério mais importante é somente que o som traga boas sensações para a mãe. Dessa forma, a respiração e os batimentos cardíacos ficarão harmoniosos e serão repassados ao bebê.

Entretanto, é bom ressaltar que o aparelho auditivo é recém-formado, de modo que o bebê ainda não seja capaz de assimilar nossa linguagem. Portanto, se possível, priorize músicas clássicas ou sons da natureza. Reforçamos, todavia, que o principal parâmetro para a escolha é a preferência da grávida. De nada adianta colocar música clássica se este gênero não deixa a mamãe à vontade e feliz.

 

Outros benefícios

 

Aproximação

Este “ritual” fortalece os laços afetivos entre os pais e a criança. É uma maneira de apresentar a sua voz ao pequeno mesmo antes do nascimento. Além disso, você irá se emocionar quando for correspondida por algum movimento do neném. 

Portanto, é importante que o pai também faça parte desse processo. Tente cantar para o bebê ao invés de só colocar um som para tocar. Assim, haverá um fortalecimento ainda maior na relação dos pais com o filho.

 

Atividade física 

É natural que a gestante comece a dançar ao ouvir um som que lhe traga boas sensações. E é ótimo que seja assim! Como sabemos, a dança é uma excelente opção de atividade física aeróbica : melhora a circulação sanguínea e alongamento, controla o peso e reduz as chances de doenças cardiovasculares. Além de tudo, gera prazer.

 

Bem-estar materno

Este hábito pode reduzir sintomas de ansiedade, depressão, estresse, angústia, insônia e hipersensibilidade, muito comuns na gravidez. Isso se deve ao fato de a música ser capaz de nos influenciar física e mentalmente. Ela provoca a liberação de dopamina - neurotransmissor responsável pela alegria e prazer.