Como cuidar da higiene do bebê

Cada dobrinha deve ser limpa com muito cuidado para que não tenha assaduras e nem infecções. Vamos explicar como usar e o que levar no kit higiene do bebê!

 

Assim como a alimentação, a higiene do bebê é essencial para um bom desenvolvimento. Afinal, um bebê limpo é aquele sem infecções e assaduras, além de saudável. Para isso, é necessário ter atenção especial com as fraldas e dar banho, por exemplo.

 

Banho

Devido à fragilidade da criança, é necessário ter muito cuidado neste momento. Para evitar qualquer tipo de problema, não faça movimentos bruscos. Vá com calma. Além disso, garanta fácil acesso aos produtos que você irá utilizar (dê preferência para produtos neutros, glicerinados e líquidos):

  • Sabonete líquido ou em barra
  • Algodão
  • Shampoo, se desejar
  • Toalha Fralda
  • Fralda
  • Pomada contra assadura
  • Cotonete
  • Pente e escova

Antes de qualquer coisa, verifique a temperatura da água - recomendado que esteja em 37 °C. Se não tiver um termômetro de banheira, coloque as mãos ou braços nela, certificando-se de que não esteja nem tão quente, nem tão fria. 

Conferida a água, cheque se o bebê está sem qualquer vestígio de fezes. Utilize algodão, sabão e água morna para retirar esta ou qualquer outra sujeira que encontrar.

Alguns bebês choram na hora do banho. Mas não se assuste; é normal, pois a criança pode se sentir desconfortável e assustada. Nesse caso, mantenha contato firme para que ela se acalme e não se machuque.

 

 

Como dar banho no bebê?

  1. Comece pela cabeça e rosto. Limpe com delicadeza, utilizando sabão e água morna. Seque logo em seguida. Essa etapa pode ser feita antes mesmo de tirar a roupa do neném e o colocar na banheira.
  2. Passe um braço embaixo das costas do bebê e segure a cabecinha dele com a mão. Ele deve ficar apoiado em seu antebraço. Quando estiver confortável e seguro, use a outra mão para higienizar todo o resto do corpo.
  3. Em seguida, vire-o bruços e segure-o pelo peito. Após lavar as costas e o bumbum, seque-o e vista a roupa primeiro pela parte de cima.

Após colocar as vestimentas, penteie o cabelo do pequeno. A Escova e Pente de Cabelo Colorido NUK, feita com cerdas extra macias, é capaz de estimular o desenvolvimento sensorial da criança durante a ação. Além disso, cavidades como ouvidos e nariz são complicadas de higienizar durante o banho, mas merecem a devida atenção. Para as orelhas, é permitido utilizar cotonetes, desde que não seja introduzido no ouvido.

Já para o nariz é possível utilizar o Aspirador Nasal NUK. Ele facilita a respiração, pois retira qualquer secreção que possa entupir o nariz do seu pequeno.

 

Fraldas

Regra de higiene básica: verifique e troque as fraldas com frequência! Repita a ação de 6 a 8 vezes por dia, sempre que a peça estiver suja ou molhada.

O bebê deve ser higienizado sempre que for substituir a fralda. Mais uma vez, algodão e água morna serão seus aliados para limpar fezes e urina que estejam no corpo da criança. Fique atento às virilhas; se não forem bem higienizadas, terão assaduras. É indicado que se utilize cada chumaço de algodão apenas uma vez, e de cima para baixo. Isso reduz as chances de infecção nas genitálias.

Lenços umedecidos também são permitidos, mas devem ser considerados apenas como última opção. Afinal, a pele do bebê ainda é muito sensível, podendo ficar irritada facilmente. Dê preferência a lenços sem perfume, e só os utilize quando estiver fora de casa.

Aproveite esse momento para higienizar o umbigo da criança. Use cotonete ou algodão embebido de álcool 70% para limpar o coto umbilical. Deixe o local secar sozinho e não o tampe com faixas. O coto costuma cair entre o 7º e o 21º dia de vida.

Se após a queda o umbigo continuar aberto, não se preocupe. Continue limpando normalmente, e, logo, ele vai se fechar por completo. Mas, caso demore mais de 10 dias, procure um pediatra.

 

Como higienizar as coisas do bebê?

É importante desinfetar todos os pertences. Os pequenos têm mania de levar tudo à boca, o que pode causar infecções e/ou doenças.

  • Brinquedos e objetos em geral devem ser higienizados com água e sabão. 
  • Mamadeiras e chupetas devem ser esterilizados todos os dias. 
  • Não se esqueça da banheira: utilize álcool 70% e dê atenção especial ao tubo de drenagem.

Outro vetor de infecção pode ser as unhas, pois elas acumulam sujeira. No entanto, pelo fato de ainda estarem muito moles e frágeis - portanto, suscetíveis a lesões - não é recomendado cortá-las nos primeiros dias de vida.

Porém, quando estiverem mais “durinhas” e estáveis, uma boa opção é a Tesoura para Crianças NUK, fabricadas em aço inoxidável, com pontas arredondadas e capuz protetor.

 

 

Higiene bucal

Deve ser iniciada logo que o bebê nasce. Todavia, existem diferentes fases:

  • No começo, a limpeza será feita com gaze embebida em água filtrada ou soro fisiológico. Isso basta para remover o resto de leite.
  • Já por volta dos 3 meses, deve-se iniciar uma higienização mais complexa: enrole em seu dedo indicador uma fralda úmida para realizar uma limpeza total na gengiva e no céu da boca. 
  • Quando os dentinhos começarem a nascer, passe a fazer a higienização bucal. 

A estreia da escova só acontecerá por volta dos 18 meses, quando a arcada dentária estiver mais desenvolvida. Quando este momento chegar, o Kit de Treinamento NUK estará à disposição. Composto por 2 escovas massageadoras com cabeça arredondada e formato ergonômico, ele é ideal para ajudar papais e mamães nessa nova etapa da higiene do bebê.