Conheça os nomes diferentes de bebês, retirados de vários universos, desde protagonistas da literatura até personagens bíblicos.
Durante a gravidez - e até mesmo antes dela - os futuros pais já pensam em diversos nomes para dar aos filhos. Quem nunca, durante uma conversa com seu parceiro, chegou à pergunta: “se a gente tivesse um filho, qual nome você daria? E se fosse menina?”. Muitas pessoas já nutrem essa ideia há bastante tempo, mas existem aqueles casais mais singulares, que buscam opções diferentes, com significados especiais.
Na busca pela assinatura dos filhos, alguns pais tentam fugir do comum e procuram dar um substantivo “mais do que próprio”, quase exclusivo, de forma que, na chamada da escola, dificilmente um amiguinho terá um nome igual. Por isso, essa procura é frequente.
Vejamos alguns nomes diferentes para bebê , com diversas inspirações, para dar aos pequenos.
Nomes femininos de personagens da literatura
Muitos nomes de bebê são inspirados em personagens de livros, como Emma. Este aparece em “Madame Bovary”, escrito por Gustave Flaubert, e que é considerado por muitos o “romance dos romances”. Quando publicada, a obra foi tachada de subversiva, pois falava do amor de uma forma incomum para a época. Emma significa “todo universal” e, geralmente, é abreviação de nomes germânicos, como “Ermin”.
Emília – Como você já deve saber, aparece no Sítio do Pica-pau Amarelo, nomeando a boneca de pano falante, personagem criada por Monteiro Lobato. Emília, muito astuta e crítica, quer dizer “a que fala de modo agradável”.
Anna Karenina – No livro homônimo, de Lev Tolstói, Anna Karenina é uma mulher bela, rica, popular e aristocrata. A ela não falta nada; mas, nem por isso, deixa de sentir-se infeliz e incompleta.
No desenrolar do livro, ela encontra algo que lhe dá prazer, mas está em atrito com as circunstâncias nas quais está inserida. Anna siginifica “graça’ ou “cheia de graça”, e é o que mais se aproxima do hebraico Hannah, que carrega essa acepção. Coincidentemente, Karenina quer dizer graciosa.
Marguerite – “A Dama das Camélias”, escrito por Alexandre Dumas Filho, fala da vida luxuosa de uma mulher que morreu endividada. Uma pessoa que muitos acreditariam não ser capaz de sentir amor e afeto genuíno por alguém, mas que, ao falecer, estava apaixonada por um homem simples e humilde. Marguerite significa “Margarida” ou “a que tem supremacia”.
Charlotte – Considerado o marco inicial do romantismo, “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, obra de Johann von Goethe, conta a história de um jovem apaixonado por uma mulher que não pode corresponder seu amor.
Nomes Masculinos de personagens da literatura
Julien – Este nome aparece no livro “O Vermelho e o Negro”, escrito por Stendhal, cujo enredo traz um retrato crítico da sociedade francesa entre 1826 e 1830. A obra mostra a trajetória de um brilhante jovem plebeu, que tenta subir na vida usando todas as ferramentas à disposição. Julien vem de Julia e Juliano, e significa “da natureza do que é jovem”.
Jean – Em “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, o personagem principal, Jean Valjean, é um homem justo, corajoso, destemido e persistente. O livro retrata a miséria de uma Paris desigual, bem como o trabalho duro e seu benefício para o indivíduo e a sociedade. O nome é visto como uma versão francesa de João, que vem do hebraico, e significa “agraciado por Deus”.
Josef – Franz Kafka escreveu livros que entraram para a lista de clássicos; um deles é “O Processo”, que tem Josef K como protagonista. Nessa obra, Kafka retrata o quão autoritária a justiça pode ser quando o personagem acorda com pessoas invadindo sua casa, tratando-o como um marginal e falando que ele estava sendo processado.
O enredo se desenrola com o Josef tentando descobrir o porquê disso tudo, e qual era a acusação. Josef é a versão alemã de José - quer dizer “Ele acrescentará” (“Ele” = Deus).
Dante – Dante Alighieri escreveu um dos maiores clássicos do renascimento e da literatura mundial: “A Divina Comédia”, cujo personagem principal é ele pŕoprio. Nesse livro, o autor e personagem narra a passagem pelo purgatório, inferno e paraíso. Dante tem origem no latim, e significa “constante”, “duradouro” ou “permanente”.
Aramis – “Os Três Mosqueteiros”, escrito por Alexandre Dumas, conta com muitos nomes interessantes, entre eles Aramis. O livro mostra a história de um jovem de 20 anos que quer se tornar parte da elite dos guardas do rei e, ao chegar em Paris, conhece seus companheiros. O significado de Aramis é “tranquilo” ou “descansado”.
Apesar de serem muito amigos e se verem com bastante frequência, o sentimento não é mútuo, fazendo Werther tomar uma atitude desesperada. Charlotte nome significa “mulher” ou “mulher do povo”, sendo a versão francesa de Carlota (diminutivo de Carla, em português).
Nomes masculinos da mitologia grega
Aquiles – Nome bastante conhecido historicamente - mas pouco comum - presente na mitologia grega, pela obra “Ilíada”, de Homero. Aquiles é o mais forte, belo e corajoso guerreiro grego que lutou contra Troia. O significado do nome vai por dois caminhos: pode sugerir “calor da criação” ou “sofrimento do povo”.
Adônis – Nome diferente, variante do hebraico Adonai, atribuído à mitologia grega. Nas narrativas, Adônis era um jovem extremamente belo que despertou a paixão de Afrodite - deusa do amor - e de Perséfone, deusa da agricultura.
Quando Ares, amante de Afrodite, descobriu que ela nutria tal sentimento pelo jovem, ele enviou um javali para matá-lo. E quando Adônis faleceu, nasceram as primeiras rosas, que antes eram brancas, mas tornaram-se vermelhas devido ao sangue de Adônis. Esse nome significa “jovem”, “belo” ou, “meu senhor”.
Bacco – O deus Dionísio era também chamado de Bacco na mitologia romana, sendo associado ao vinho e às festas. Filho de Zeus com Sêmele, que morreu no parto, também era visto como deus da libido. Bacco significa “gritar”.
Perseu – Semideus, este é conhecido por ter matado a górgona Medusa e fundado a mítica cidade-estado de Micenas. Irmão de Héracles, Perseu era filho de Zeus com a mortal Dânae, e seu nome quer dizer “filho do fogo”. Segundo a mitologia, Zeus entrou na torre de bronze em que Dânae se encontrava, em forma de chuva de ouro.
Aristeu – O filho de Cirene e Apolo era adorado como protetor dos pastores, caçadores e dos rebanhos, além de possuir os dons da profecia e da cura. Aristeu significa “o que é o melhor”.
Nomes femininos da mitologia grega
Ártemis – Era cultuada por aliviar as doenças femininas, além de proteger crianças e jovens. Fantástica caçadora, Ártemis era uma das mais adoradas figuras da mitologia grega. Ela era a deusa da caça, do parto da lua, da castidade e dos animais selvagens. Há dúvidas quanto ao significado do seu nome, mas, partindo do grego “artemes” ou “artamos”, podemos classificar como “seguro” ou “açougueiro”, respectivamente.
Hera – É conhecida como a rainha do Olimpo por ser casada com Zeus. Ela representava o nascimento, o casamento monogâmico, a fidelidade e a fertilidade. Segundo a mitologia, tratava-se de uma bela mulher, que tinha como rival Afrodite, a deusa da beleza. Hera vem do grego, e significa “heroína” ou “a escolhida”.
Aglaia – FIlha de Zeus e Herímone; a mais jovem das três graças que simbolizavam a inteligência e o poder criativo. Na mitologia, as graças são as deusas do banquete, do encanto, da gratidão, prosperidade familiar e da sorte. Aglaia quer dizer “brilhar” ou “brilho”.
Tália – Irmã de Aglaia, era uma das nove musas da mitologia grega, as quais atribuíam a capacidade de inspirar artisticamente e cientificamente. Deusa do brotar das flores, bela, graciosa e tida como a musa da comédia. Muitas vezes, foi representada vestindo uma máscara cômica. Tália, em grego, significa “a alegre”.
Dione ou Dioneia – Na mitologia grega, Dione era a deusa das ninfas, amante de Zeus e mãe de Afrodite, mas na versão de Hesíodo ela não é apontada como mãe de Afrodite, e Tálassa passa a ser a mãe desta, com Urano com pai. Dione significa “divina” ou “celestial”.
Nomes bíblicos femininos
Além dos nomes inspirados em personagens da mitologia e da literatura, existem também poderosos nomes bíblicos para dar ao seu bebê. Confira alguns deles abaixo:
Acsa - Na Bíblia este nome curioso aparece no Antigo Testamento, no livro de Josué. Calebe, um dos 13 homens encarregados por Moisés de encontrar a Terra Prometida de Canaã, era pai de Acsa, que foi dada em casamento a Otniel por ter liderado a conquista da cidade de Quiriate-Sefer. No hebraico, Acsa significa “enfeite para tornozelo”, interpretando-se como “a adornada”.
Raabe – Este é o nome da mulher que, segundo as Escrituras, ajudou os espiões israelitas na cidade de Jericó, recebendo-os em sua casa, e depois ajudou-os a fugir. Em agradecimento pela ajuda, os israelitas pouparam a vida dela e de sua família quando destruíram a cidade. Ela passou a viver com eles e, depois disso, casou-se com Salmon, com quem teve um filho chamado Boaz, este, por sua vez, futuramente bisavô de Davi.
Estudiosos acreditam que Raabe surge do hebraico Rahav, que significa “abundante” ou “amplo”; por isso, interpretamos como “mulher cuja fé é abundante”.
Vasti – Primeira esposa do rei Assuero, era uma mulher de fibra. Na Bíblia (Ester 1:19), narra-se uma festa em que o rei estava embriagado e chama Vasti para exibir sua beleza aos convidados, mas ela se recusa. Assuero decide puni-la e procura outra mulher. Vasti, no hebraico Vashti, quer dizer “de beleza incomum”.
Zilá – Este nome diferente aparece no Antigo Testamento, mais precisamente em Gênesis. Zilá é esposa de Lamenque, um dos descendentes diretos de Caim. Zilá, do hebraico Tzilla, significa “a que dá sombra”, e pode ser entendido como “a que protege” ou “a protetora”.
Jemime (ou Jemima) – Nome da filha mais velha de Jó, que é um símbolo de perseverança por ter mantido sua fé mesmo depois de ter ficado doente e de ter sofrido perdas econômicas e na família. Jemime quer dizer “a pomba”.
Nomes bíblicos masculinos
Os nomes bíblicos masculinos são mais comuns do que os femininos; por isso, separamos os mais belos deles.
Sadraque – Um dos três judeus que administravam a Babilônia e se recusaram a venerar uma estátua erguida pelo rei, que, como castigo, os jogou em uma fornalha para queimá-los vivos. Sadraque, Mesaque, Abede-nego oraram para Deus e saíram do fogo intactos. Sadraque vem do hebraico Sadrach, e significa “comando de Aku”.
Naamã – No livro “2 Reis”, Naamã é apresentado como o capitão do exército do rei da Síria e portador de uma doença semelhante à lepra. Em dado momento, um profeta (Eliseu) o aconselha a imergir sete vezes no rio Jordão. Feito isso, veio a cura e a conversão. O significado deste nome diferente é “agradável”.
Eli – No Antigo Testamento, Eli pertence ao sumo-sacerdote que criou o profeta Samuel. Seu significado é “elevadíssimo”, “exaltado” ou “o Altíssimo”.
Joabe ou Joab – Trata-se, no Antigo Testamento, do comandante do exército do rei Davi e sobrinho deste. Joabe significa “Deus é seu pai” ou “Deus é pai”.
Ezra – Este personagem bíblico é autor de um livro que leva seu próprio nome e está no Antigo Testamento. Descendente de Aarão, foi ele quem liderou o segundo grupo do Povo de Israel que retornou da Babilônia. Ezra significa “ajuda”, “socorro” ou “auxílio”.
Diante de todos esses nomes diferentes - cada um com seu único significado - nota-se como a escolha é algo de grande importância; afinal, será carregado pela criança pelo resto da vida e, querendo ou não, tem seu peso histórico.
Dessa forma, fica até difícil escolher qual é o melhor para o futuro membro da família, não é? Seja qual for, agora é só pensar nas qualidades que você deseja ver no seu filho ou filha, e procurar o nome que mais se encaixa nelas.