Início / Mamãe & Bebê / 10 à 24 meses / Saindo das fraldas

Saindo das fraldas

O tempo de dizer adeus às fraldas se aproxima – mas não force.

Quantas fraldas já trocou até agora? Mil? Mil e quinhentas? E em vez de ficar mais fácil, parece um desafio cada vez maior... Dependendo do temperamento do seu filho, a troca de fraldas pode se tornar um campo de batalha. De qualquer forma antes dos 12 meses, ainda é muito cedo para pensar em treinar o uso do penico. Primeiro terá que aprender a controlar a bexiga - algo que é praticamente impossível antes do segundo ano de vida.

Muitas crianças (principalmente as meninas) atingem este estágio entre os 12 e os 18 meses, mas a maioria é um pouco mais tarde. Quando chegar o momento, o seu filho irá mostrar-lhe, à sua maneira, que não se sente confortável com a fralda. Pode manifestar-se através de caretas, andar com as pernas afastadas, chorar ou até mesmo por palavras. São todas formas de dizer: " Agora quero estar limpo e seco".

A rapidez com que este passo é atingido depende muito de você. O que o seu filho precisa agora é de modelos que possa seguir e muitos agrados, bem como alguém para o ajudar com a roupa para cima e para baixo. Não há necessidade de nenhum treino especial no banheiro - deixar a criança tomar a iniciativa é o mais importante. O resto acontecerá naturalmente com o tempo.

* Fonte: Qualimedic.com AG

Veja também:
Mamãe:    Desejo engravidar   Gravidez e parto
Bebê:       As primeiras semanas   4 a 9 meses   10 a 24 meses   Acima de 24 meses