Início / Mamãe & Bebê / As Primeiras Semanas

Etapas

Tire algum tempo só para você e seu filho. Tudo vai crescer a partir deste relacionamento.

  • Durante os três primeiros meses de vida do seu filho, tudo é novidade: para você a novidade é ser mãe, e para o seu bebê, é o mundo inteiro. Passem muito tempo juntos, para que vocês possam conhecer um ao outro e criar um forte vínculo.
  • Os horários de dormir e acordar vão mudar gradualmente de dia / noite. Mas não se iludam, a velocidade em que isso ocorre varia muito de criança para criança, espere no máximo seis horas de sono seguidas.
  • Ainda que pareça para os outros que tudo o que o bebê faz é: dormir, comer e chorar, ele não esta apenas ganhando tamanho e força a cada dia, como também está se tornando mais alerta e ativo. Ele está aprendendo a levantar e segurar a cabeça quando colocado de barriga para baixo e talvez até mesmo a virá-la para olhar para algo interessante.
  • Os bebês têm um fascínio natural por rostos humanos. Embora eles só enxerguem o rostos de forma simplificada e sejam incapazes de distinguir um do outro, o seu filho irá reconhecer o rosto da mamãe ou papai.
  • Por volta da 6ª. à 8ª. semanas, chega o grande momento: o primeiro sorriso. Os pais, ou quaisquer outros rostos amigáveis ​​que olharem para ele ganharão um sorriso espontâneo.
  • Os tipos de choro e comportamentos se tornam cada vez mais sofisticados e atingem o seu clímax com a temida cólica de três meses. Chorar geralmente diminui progressivamente a intensidade.
  • Braços e pernas que inicialmente se moviam incontrolavelmente começam a se acalmar e tornam-se mais coordenados. Seu bebê vai começar a examinar cuidadosamente as mãos, colocando-os em sua boca e juntando-as sobre o peito. Ele está se preparando para seu próximo passo no desenvolvimento: o de agarrar intencionalmente as coisas.

* Fonte: Qualimedic.com AG



Veja também:
Mamãe:    Desejo engravidar   Gravidez e parto
Bebê:       As primeiras semanas   4 a 9 meses   10 a 24 meses   Acima de 24 meses