Início / Mamãe & Bebê / 4 à 9 meses / Etapas

Etapas

O movimento começa a fazer parte da vida do seu bebê com o engatinhar. O que seu pequeno explorador agora necessita é do seu apoio.

  • A partir do 4º. mês o seu bebê vai começar a se movimentar pelo mundo afora – para cada vez mais longe dos seus pais. Se tudo tiver corrido bem nos primeiros meses, o seu filho vai se sentir confiante com o ambiente ao seu redor, lidando com tudo ao seu redor com uma curiosidade radiante e emitindo as suas primeiras sequências de sons melodiosos.
  • Agora o seu bebê consciente e intencionalmente vai agarrar em qualquer coisa que se esteja a sua frente. O nariz da mãe, os óculos do avô, os botões do casaco: o bebê vai investigar tudo isto com enorme concentração usando as mãos, os olhos, mas especialmente a boca. Por vezes, um único objeto vai prender a sua atenção por largos minutos.
  • Por volta dos seis meses acontece outro grande avanço: surgem os dentes incisivos inferiores. Esta é uma indicação clara, finalmente, que o seu filho está crescendo.
  • Nesta mesma fase, o seu bebê começará a compreender a fala. Ele já conhece muitas palavras que designam as coisas, pessoas e situações no seu ambiente mais próximo. Tais palavras incluem mamãe, o seu próprio nome, mas também um enfático "sim" ou "não".
  • Rebolar, engatinhar, rastejar, pendurar-se: o seu filho está desenvolvendo novas formas de movimento, de modo a conseguir chegar perto de coisas que anteriormente estavam fora do seu alcance. Portanto tenha cuidado, por exemplo, quando mudar a fralda do seu bebê. Já não poderá, simplesmente, colocar o bebê de barriga para baixo, enquanto vai buscar a muda de roupa.
  • Mas com a descoberta emocionante de que existe um mundo para além da mamãe e do papai, chega também a fase de ansiedade da separação, entre o 6º. e  o 9º. mês. Durante esta fase o seu filho vai querer se tranquilizar do apoio que lhe é prestado e que ele precisa para suas explorações.


* Fonte: Qualimedic.com AG

Veja também:
Mamãe:    Desejo engravidar   Gravidez e parto
Bebê:       As primeiras semanas   4 a 9 meses   10 a 24 meses   Acima de 24 meses