Início / Mamãe & Bebê / 10 à 24 meses / Etapas

Etapas

Os progressos do seu filho não param. E muitas das vezes ele também não...

  • O desenvolvimento do seu filho está progredindo rapidamente: ele começa agora a aprender a andar! Primeiro, levanta-se, depois equilibra-se sozinho - e antes de terminar o seu suspiro, ele deu os primeiros passos. Por isso esteja muito atenta! O momento exato dos primeiros passos varia de criança para criança.
  • Assim que os adultos começam a reconhecer as palavras "mamãe" ou "papai" no meio de toda a tagarelice, a criança descobre as maravilhas da fala. Ela pode se fazer entender com os sons que faz. A partir de agora, vai fazer uso frequente destas palavras, e seu vocabulário vai se expandir.
  • Comer e beber sozinho exige muita destreza. Se compreender isto vai achar incrível que crianças com um ano e meio consigam fazê-lo; e não vai preocupar-se mais com uma ou duas colheradas que erram o alvo.
  • Assim que o primeiro dente aparece, os 19 restantes chegam num instante. A maioria das crianças têm quase todos os dentes de leite até os três anos. Assim que vir a primeira pontinha branca é hora de escovar os dentes diariamente. Ignore qualquer protesto - é absolutamente obrigatório.
  • O comportamento social do seu filho vai mudar durante o seu segundo ano de vida. Vai se ver e aos outros como indivíduos, vai começar a simpatizar com os outros, e exigir o mesmo - às vezes fazendo uso de todas as suas cordas vocais.
  • As suas brincadeiras também vão mudar: vai olhar para os livros, encher e esvaziar recipientes, construir torres, e entender mais e mais o princípio de causa e efeito.
    Mas deixe as coisas ao seu ritmo!
* Fonte: Qualimedic.com AG

Veja também:
Mamãe:    Desejo engravidar   Gravidez e parto
Bebê:       As primeiras semanas   4 a 9 meses   10 a 24 meses   Acima de 24 meses