Início / Mamãe & Bebê / 4 à 9 meses / Primeiros dentes
Primeiros dentes

Primeiros dentes

Para alguns é doloroso; para outros não representa qualquer problema. Mas para todos é um grande passo no seu desenvolvimento.

Em determinado momento, normalmente entre o 6º. e o 8º. mês, você vai descobrir o primeiro dente - ou melhor, uma pequena saliência branca no maxilar inferior do seu bebê. Finalmente: a confirmação das suas suspeitas. Então, este dentinho foi o que causou aquele mau humor, as lágrimas aparentemente espontâneas, roer tudo e mais alguma coisa e aquela baba constante. Você pode ajudar a superar essa dor com um fornecimento constante de cenouras, maçãs ou mordedores, por exemplo. É verdade que a amamentação se torna mais complicada pois os dentes de leite são duros e afiados. Alguns bebês dão umas dentadinhas para assinalar que já chega de amamentar.

Os primeiros dentes do bebê representam um grande avanço do seu desenvolvimento, em todos os aspectos. São o primeiro passo para aprender a comer "como gente grande" e também aumentam a capacidade de expressão, uma vez que ajudam na formação de sons compreensíveis. Os constantes movimentos de mastigação também estimulam o crescimento do maxilar. Todos os dentes de leite nascem até que o seu filho complete três anos e desempenham um papel importante no alinhamento e espaçamento dos dentes permanentes. Se um dente de leite é perdido muito cedo devido à cárie dentária, os dentes vizinhos podem ocupar esse espaço adicional. Isto poderá significar que não haverá lugar para o dente permanente naquele espaço, forçando-o a crescer torto. Portanto, faz sentido cuidar bem dos dentes do seu bebê com uma limpeza regular a partir do momento em que chegam.

* Fonte: Qualimedic.com AG

Veja também:
Mamãe:    Desejo engravidar   Gravidez e parto
Bebê:       As primeiras semanas   4 a 9 meses   10 a 24 meses   Acima de 24 meses